Os principais vilões que nos empurram para situações de estresse físico e mental são a competição diária, a poluição...
Os principais vilões que nos empurram para situações de estresse físico e mental são a competição diária, a poluição ambiental, o consumo excessivo de doces, gorduras saturadas, alimentos industrializados, que contêm substâncias tóxicas como corantes, conservantes, e ainda hormônios e antibióticos. Para ganhar esse embate diário, nosso corpo precisa estar preparado com, aproximadamente, 45 nutrientes essenciais. E a alimentação, por si só, nem sempre consegue dar conta do recado.
O tempo todo estamos sob a ação da poluição, do cigarro, da bebida e de alimentos que causam inflamações, como carne vermelha e chocolate, cujo efeito é o surgimento de radicais livres no organismo, que oxidam proteínas e lipídios, fundamentais para a produção natural de elastina e colágeno. O resultado disso é o envelhecimento. “Salmão e morango são alguns dos poucos alimentos que menos produzem radicais livres e ajudam no combate ao envelhecimento”, destaca Monalisa Bevillaqua.
O problema é que a maioria das pessoas não consegue atingir todos os benefícios de vitaminas e minerais pela alimentação, sendo necessário obtê-los através de suplementação. (TM)
Conheça os pontos fortes de alguns nutrientes
VITAMINAS
A – auxilia na manutenção da saúde de olhos, dentes, gengiva, cabelos e glândulas, na defesa do organismo contra doenças infecciosas.
B1 – promove o metabolismo de carboidratos, apropriado ao funcionamento dos sistemas nervoso e muscular, inclusive do coração. Diminui estados de depressão e crises de ansiedade ou estresse.
B9 – reduz o risco de má-formação hereditária e é essencial para a formação do sangue, no combate à anemia e às doenças gastrointestinais.
MINERAIS
Manganês – necessário na formação de ossos e proteção contra radicais livres, elementos que podem causar entre outras doenças o câncer, envelhecimento e mal de Parkinson.
Fósforo – ajuda no desenvolvimento de dentes e ossos, além de ser essencial às funções de músculos e nervos.
Luteína – importante no tratamento de degenerações maculares ou da visão central relacionadas à idade, já que tem ação antioxidante.
Cromo – potencializa a ação da insulina no organismo e é mineral necessário para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Combate a acidez do estômago, inflamações de pele e insuficiência renal.