CÃES E GATOS

7º Mutirão de Castração da Prefeitura atende mais de 1.100 animais em oito dias

Publicado em 26/04/2024 às 19:22
Compartilhar

O 7º Mutirão de Castração de cães e gatos da Prefeitura de Uberaba superou as expectativas e terminou, nesta quinta-feira (25), totalizando 1.105 animais castrados, sendo 776 gatos e 329 cães, em oito dias de atendimento. De forma inédita, a sexta-feira passada (19) foi dedicada exclusivamente às colônias de gatos, quando foram recebidas as protetoras, que levaram 113 felinos ao Hospital Veterinário da Uniube. 

A prefeita Elisa Araújo acompanhou o mutirão. Ela destacou que é preciso agradecer muito as protetoras independentes, especialmente dos gatos, que se colocaram à disposição para capturá-los nas colônias, para que possa ser resolvido o problema da multiplicação desses felinos por meio da castração. "O objetivo é avançar com os mutirões e ao final da gestão superarmos 9 mil castrações", disse.

Uberaba tem, atualmente, mais de 200 colônias de felinos, em diversos pontos da cidade, o que somariam mais de 2 mil animais errantes, de acordo com a superintendente de Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura. Todos os animais castrados recebem uma tatuagem na orelha e chips de identificação. No caso dos gatos de colônia, pela primeira vez, foi feito um pequeno pique na ponta, para que as protetoras possam distinguir visualmente os animais castrados dos demais. 

Algumas protetoras levaram mais de 50 gatos cada para serem castrados, somente no dia 19, e ficaram satisfeitas com os resultados, já que todos os animais de algumas colônias pela cidade passaram pelo procedimento. Por exemplo, a protetora Maria Passos, 60 anos, levou 15 felinos de duas colônias que ela cuida. Como anteriormente não havia essa marcação na orelha, chegou a levar duas gatas já castradas, que acabaram passando novamente por processo cirúrgico, desnecessariamente. Por isso, considera fundamental essa medida de marcar os animais castrados. “Temos que parabenizar a iniciativa porque vai facilitar muito para nós a captura dos não castrados", disse. 

De acordo com o responsável técnico da equipe da Sociedade Uberabense de Proteção dos Animais e Saúde Humana (Supash), cirurgião veterinário Alex Vieira, esse mutirão superou muitas expectativas, como o número de animais castrados, e aponta como diferencial de Uberaba a reserva de um dia específico para os gatos, muitas vezes ferozes, que vivem em colônias. 

Com essa medida, afirma o veterinário, as protetoras, com essa demanda especial, são beneficiadas, conseguindo uma efetividade maior no controle populacional. São os animais mais difíceis de se ter acesso. "Temos que parabenizar a Prefeitura de Uberaba pelo ineditismo da iniciativa, que certamente servirá de exemplo para outras cidades. Trabalhamos nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e é a primeira vez que vemos esse tipo de ação", salientou.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Edno César Silveira, informou ainda que estão previstos mais três mutirões de castração para esse ano, em meados de junho, setembro e novembro. “Como a procura pelo cadastramento no site da Prefeitura foi grande, chegando a mais de 4 mil inscritos, decidimos suspender por hora esse credenciamento. Vamos atender primeiro todos que já estão na fila e depois reabriremos as inscrições”, concluiu.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por