Acidente de trabalho (Foto/Divulgação)
O número de acidentes de trabalho em Uberaba aumentou 27% no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Foram 310 notificações registradas entre janeiro e junho, contra 243 no mesmo período do ano passado.
O alerta é do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional de Uberaba (Cerest), que reforça a importância da prevenção e do acompanhamento adequado da saúde dos trabalhadores, além do combate à subnotificação de casos. Segundo a coordenadora do Cerest, Edneia de Oliveira Salum, é essencial que empresas de todos os portes adotem práticas de vigilância ativa e invistam na promoção da saúde ocupacional.
“Realizamos cerca de 50 ações educativas no primeiro semestre e prestamos suporte técnico aos municípios da região. A prevenção deve ser prioridade”, afirma.
Além das ações educativas, o Cerest oferece atendimento multiprofissional gratuito, com fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, enfermeiras, médico do trabalho, técnico de enfermagem e engenheiro de segurança. De janeiro a junho, 242 trabalhadores passaram por consulta médica, 79 receberam atendimento psicológico e quatro foram acompanhados pela equipe de enfermagem.
Outros 423 pacientes com doenças relacionadas ao trabalho, como LER/Dort, também foram atendidos. O Cerest emitiu ainda 88 pareceres sobre nexo causal de agravos ocupacionais, realizou 25 inspeções sanitárias e investigou 11 acidentes de trabalho com morte.
Os atendimentos são gratuitos e não exigem encaminhamento. Trabalhadores podem agendar consulta pelo telefone (34) 3321-8634 ou comparecer diretamente à sede do Cerest, na rua Governador Valadares, 1.130, Vila Olímpica.