(Foto/Ilustrativa)
Você sabia que, em 1933, foi inaugurada a primeira emissora de rádio de Uberaba? A Rádio Sociedade Triângulo Mineiro, PRE-5, iniciou as atividades no município, em março daquele ano, e já, em 1941, ocupava sede com um auditório para 270 pessoas, palco moderno, mesa de som potente e um grande acervo de discos.
“Os Primórdios do Rádio em Uberaba” é o tema da sexta edição do projeto Arquivo História, fruto de uma parceria entre o Arquivo Público de Uberaba (APU) e a Secretaria Especial de Comunicação. O projeto, em formato de podcast e também reels, tem seus conteúdos disponibilizados no aplicativo do APU, nas redes sociais @prefuberaba e @arquivopublicodeuberaba, no portal da Prefeitura, em sites parceiros e também em rádios locais.
O pesquisador do APU, Miguel Jacob Neto, é o responsável pelo resgate histórico, além de emprestar sua voz e imagem aos podcasts e videocasts. A proposta do projeto é tornar o acesso à história de Uberaba cada vez mais democrático e envolvente, afirmou o superintendente do Arquivo Público de Uberaba, José Resende Filho.
O projeto é parte das comemorações dos 40 anos do APU, que serão completados em novembro. Desde a primeira edição já foram retratados o carnaval na cidade; sua fundação, por meio do resgate histórico sobre major Eustáquio; Chico Xavier e o espiritismo, escravidão e abolicionismo, e o futebol em Uberaba.