O preço do litro da gasolina varia entre R$2,66 a R$2,69 nos postos de combustíveis uberabenses. A pequena variação tem gerado a desconfiança dos consumidores. Para o advogado Mauro Morais de Oliveira, os postos possuíam preços diferentes, mas agora todos possuem praticamente o mesmo valor para a gasolina.
De acordo com o advogado, é suspeita a formação de cartel. “Basta dez pessoas abastecerem em postos diferentes e pedirem a nota fiscal. Assim será verificada a pequena diferença de preços e a possível formação de cartel”, afirma.
Ainda segundo Mauro, a alegação dos proprietários para os preços serem mais altos na cidade, é a diferença de ICMS dos estados. “Quando o condutor abastece seu carro em outras cidades de Minas Gerais percebe a diferença de preços. O transporte da gasolina não acrescenta tanto valor ao produto”, defende.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Associação dos Postos de Combustíveis de Uberaba, que preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Apenas informou que os preços praticados na cidade possuem diferenças e que não existe a formação de cartel nos preços de combustíveis.