Alunos das 40 escolas da rede estadual de Educação, em Uberaba, terão acesso ao Boletim Escolar Digital. As secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG) ampliaram o acesso ao Boletim Escolar Digital para todas as escolas da rede estadual de ensino.
Inicialmente, o Boletim Escolar Digital foi disponibilizado para 500 escolas da RegiãoMetropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em formato piloto.
Agora, graças ao projeto Dados.Educacao, desenvolvido pela SEE, e que facilita a centralização e o acesso a dados escolares, todos os estudantes da rede estadual terão acesso às notas por meio do MGApp ou no site cidadao.mg.gov.br.
O desenvolvimento do Boletim Escolar Digital foi iniciado pelo Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), partindo do objetivo de melhorar o acompanhamento escolar dos alunos.
A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), responsável pelo desenvolvimento do MG App e do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), realizou a integração desses sistemas ao Boletim Escolar Digital.
A plataforma permite que pais e ou responsáveis acessem o boletim dos alunos pelo MGApp, por meio do cadastro no portal gov.br.
Essa integração garante a unificação e a eficiência no gerenciamento das informações, facilitando o acesso e a atualização dos dados escolares para estudantes e responsáveis.
A iniciativa foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).
Além de expandir o acesso a todos os estudantes de escolas estaduais mineiras, o Boletim Escolar Digital apresenta novidades em sua interface.
A partir de agora, estudantes e responsáveis poderão consultar, além da nota obtida, o valor total da atividade executada. As notas que não alcançarem a média escolar ficarão destacadas em vermelho.
Outra novidade é a disponibilização do número total de aulas ministradas durante o ano escolar de cada disciplina; antes o usuário tinha acesso somente ao número de faltas. A medida tem como objetivo tornar mais transparentes os processos escolares e critérios para aprovação.