Alunos das engenharias de Produção e Civil da UFTM, durante evento de lançamento de produtos alimentícios (Foto/Divulgação)
Os cursos de Engenharia de Produção e Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promoveram o evento de Lançamento de Produtos Alimentícios, no Laboratório de Negócios do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE).
Conforme a organizadora, professora Daniela de Castro Melo, os alunos desenvolveram um plano de negócios e tiveram que persuadir gestores, empresários e professores avaliadores comprovando que os projetos tinham demanda e eram viáveis financeiramente. A repercussão do projeto envolveu propostas de novos lanches que serão levadas à cantina universitária da Unidade II da UFTM na Univerdecidade e que podem ser adotadas em outras lanchonetes universitárias, diante de pesquisa de mercado realizada previamente com o público universitário.
O projeto desenvolvido constitui ação de ensino pertencente à disciplina de Gestão de Projetos com discentes do curso de Engenharia de Produção e Civil e está na sua sétima edição. Esta disciplina é ministrada pela professora Daniela de Castro Melo, que coordenou o evento e contou com a participação ativa de público interno e externo da Universidade.
Foram sete grupos, denominados empresas, que produziram sete produtos: Gelatiê Geladinhos (geladinhos de leite em pó com Nutella e morango com Nutella), Brigaderia (brigadeiro no pote), Doces à obra (pipoca gourmet de leite Ninho), La Paglia Doceria (palha italiana), Moussejá (mousse de maracujá), Conelícia (cone trufado de brigadeiro), Nossa Empresa (biscoitos confeitados).
Entre as várias etapas do projeto, os alunos realizaram pesquisa de mercado, escopo, cronograma, comunicação do produto, custos do projeto e do produto, projetaram fluxo de caixa e fizeram análise de viabilidade. A culminância foi a produção dos produtos e a disponibilização para degustação dos avaliadores e colegas.
Segundo a coordenadora do evento, durante a avaliação, os alunos precisaram mostrar aos avaliadores que estão efetivamente preparados para o mercado. Os avaliadores, por outro lado, tiveram a missão de questionar o que eles fizeram, investigar os caminhos que percorreram e opinar no que pode ser melhorado. “Os avaliadores foram pontuais e contribuíram muito para a melhoria dos projetos. Os discentes se esforçaram, estavam engajados e comunicativos. A UFTM está preparando excelentes profissionais para o mercado de trabalho”, destacou a professora Daniela.