GIRL POWER

Mulheres coordenam mais de 70% de pesquisas do Hospital de Clínicas

Marconi Lima
Publicado em 12/02/2025 às 18:44
Compartilhar
Balanço em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência indica grande presença delas nas pesquisas (Foto/Divulgação)

Balanço em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência indica grande presença delas nas pesquisas (Foto/Divulgação)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou balanço, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, no qual aponta que as pesquisas registradas na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), administrado pela Ebserh, têm maioria feminina.

Desde 2017, em média de 74% das pesquisas são coordenadas por mulheres. Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM, Marlene Cabrine dos Santos Silva, os dados mostram o espaço importante que a mulher ocupa na ciência atualmente. Percebe-se um grande interesse das mulheres na área das Ciências da Saúde, como medicina, enfermagem, farmácia, biomedicina, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e terapia ocupacional.

Para promoção da igualdade de gênero e destaque da contribuição feminina no avanço científico e tecnológico, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2015, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM, Marlene Cabrine dos Santos Silva, os dados mostram o espaço importante que a mulher ocupa na ciência atualmente. Percebe-se um grande interesse das mulheres na área das Ciências da Saúde, como medicina, enfermagem, farmácia, biomedicina, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e terapia ocupacional.

“Outro curso com maioria feminina é o de Psicologia. Isso não significa que o número de mulheres não tem aumentado nos cursos de Engenharia, como, por exemplo, de engenharias Química e Ambiental. Nos cursos de Licenciatura, as mulheres também parecem ser predominantes. Penso que as mulheres têm uma capacidade de adaptação a diversos cenários e em qualquer área em que queiram ser inseridas conseguem”, salientou a gerente.

Rosekeila Simões Nomelini, médica, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Oncologia Ginecológica e Mastologia, coordenadora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e chefe da Unidade de Saúde da Mulher no HC-UFTM, docente, orienta mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFTM e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

Como pesquisadora, é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), líder do Grupo de Pesquisa “Ciências Aplicadas à Mulher” e coordenadora do Laboratório de Pesquisa LaCam (Laboratório de Ciências Aplicadas à Mulher). Rosekeila conta que sua linha de Pesquisa é sobre neoplasias ginecológicas e de mama, estudando temas como imunologia, rastreamento, diagnóstico, prognóstico e sobrevida.

“No momento, tenho projetos interessantes de pesquisa abordando neoplasias de colo uterino e de ovário. Em relação ao câncer de colo uterino, como Projeto de Inovação Tecnológica, estamos, em conjunto com a Engenharia, desenvolvendo um colposcópio (aparelho utilizado para visualizar o colo, guiando as biópsias) de baixo custo e com a capacidade de ser acoplado a um smartphone para ser utilizado no Sistema Único de Saúde, já tendo a patente depositada”, revela a pesquisadora. 

Os projetos possuem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Rosekeila conta que, dessa forma, tem conseguido integrar a assistência ao ensino, já tendo formado vários médicos, residentes médicos nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia e na área de Mastologia, mestres e doutores, além dos diversos alunos de iniciação científica. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por