A partir de terça-feira, 20, o Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ (Cresp) inicia os atendimentos médicos na área de ginecologia, na unidade que foi inaugurada em outubro de 2023.
A especialidade passa a compor o quadro dos atendimentos já ofertados no Centro de Referência, entre os quais, clínica-geral, enfermagem, assistência social, com nutricionista psicólogos.
O atendimento voltado ao público LGBT+ é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O acolhimento é realizado por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.
“No primeiro atendimento, o paciente passa pelo acolhimento da equipe. Nessa conversa são identificadas as necessidades do usuário. A partir disso, ele será encaminhado e agendado junto à equipe multidisciplinar, para o acompanhamento das necessidades do paciente”, explicou Aline Tristão, diretora de Atenção à Saúde.
Ela ainda destacou que, ao longo de 2023, foram registrados mais de mil atendimentos no Cresp. Em janeiro de 2024, foram 56 atendimentos. “O Centro de Referência é um equipamento muito importante. Iniciamos o trabalho em janeiro de 2023, em um projeto-piloto, e já conseguimos trazer para um espaço próprio, a fim de que as pessoas se sintam acolhidas e acompanhadas. Estamos implementando o serviço com mais uma especialidade que é a ginecologia e estamos nos preparando para ter outras, conforme o anseio dos pacientes”, destacou Aline.
Na manhã da sexta-feira (16), equipe técnica do Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ e a Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT+ receberam o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cezar Willian de Melo Ribeiro, a 1ª secretária do CMS, Liliane Aparecida Moura Sousa Silva e o 2º secretário do CMS, Nilton Resende. Na pauta foram discutidas a importância da implementação do serviço em Uberaba, os avanços e desafios.
Também estiveram presente no encontro, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT+, Lucimira Reis, além de Aline Tristão.
O Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ está localizado na rua Minas Gerais, 744 – bairro Santa Maria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3321 7642.