CIDADE

Antibiótico é controlado pela Anvisa

A partir do dia 28 de novembro as farmácias básicas do município só irão liberar antibióticos mediante a receita

Publicado em 18/11/2010 às 23:24Atualizado em 17/12/2022 às 06:58
Compartilhar

A partir do dia 28 de novembro as farmácias básicas do município só irão liberar antibióticos mediante a receita de Controle Especial. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a 1ª via será retida no estabelecimento farmacêutico e a 2ª via devolvida ao paciente, com carimbo para comprovar o atendimento. As medidas foram estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo da Anvisa é ampliar o controle sobre essas substâncias, principalmente após o aumento do número de contaminações pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), no país. Giuliano Cesar Silveira, referência técnica da assistência farmacêutica da Secretária de Saúde, afirma que a receita tem que estar legível e sem rasura.

“Tem que conter todos os dados e informações, todas as farmácias básicas da rede vão receber o comunicado, que começa a valer a partir do dia 28 deste mês. O modelo da receita será de Controle Especial, o mesmo utilizado para medicamentos controlados”, ressalta.

A resolução da Anvisa definiu também novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de apenas dez dias, em função dos mecanismos de ação dos antimicrobianos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por