CIDADE

Antibiótico é controlado pela Anvisa

A partir do dia 28 de novembro as farmácias básicas do município só irão liberar antibióticos mediante a receita

Publicado em 18/11/2010 às 23:24Atualizado em 17/12/2022 às 06:58
Compartilhar

A partir do dia 28 de novembro as farmácias básicas do município só irão liberar antibióticos mediante a receita de Controle Especial. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a 1ª via será retida no estabelecimento farmacêutico e a 2ª via devolvida ao paciente, com carimbo para comprovar o atendimento. As medidas foram estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo da Anvisa é ampliar o controle sobre essas substâncias, principalmente após o aumento do número de contaminações pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), no país. Giuliano Cesar Silveira, referência técnica da assistência farmacêutica da Secretária de Saúde, afirma que a receita tem que estar legível e sem rasura.

“Tem que conter todos os dados e informações, todas as farmácias básicas da rede vão receber o comunicado, que começa a valer a partir do dia 28 deste mês. O modelo da receita será de Controle Especial, o mesmo utilizado para medicamentos controlados”, ressalta.

A resolução da Anvisa definiu também novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de apenas dez dias, em função dos mecanismos de ação dos antimicrobianos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por