O modelo adotado permite que as empresas proponham investimentos próprios em estruturas comerciais, como restaurantes e quiosques, garantindo que todo o valor aplicado retorne para o uso público ao final do contrato (Foto/Reprodução)
O envio do projeto de concessão do Parque das Acácias, o Piscinão, à Câmara Municipal, inicialmente previsto para julho, deve ocorrer em setembro, segundo o presidente da Fundação de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, o Belzinho. A proposta permitirá que empresas privadas administrem o espaço, mantendo a entrada gratuita, mas podendo explorar serviços como bares, restaurantes e quiosques, com parte da receita revertida para o esporte local.
O processo de concessão, que vem sendo elaborado desde 2023, está na fase final de elaboração da minuta, que deverá ser concluída na próxima semana. Após a finalização, será aberto um edital para empresas interessadas apresentarem suas propostas de exploração do espaço. “Já recebemos consultas de várias empresas que visitaram o local e deram sugestões sobre como pretendem investir”, explicou Belzinho.
O modelo adotado permite que as empresas proponham investimentos próprios em estruturas comerciais, como restaurantes e quiosques, garantindo que todo o valor aplicado retorne para o uso público ao final do contrato. O presidente destacou que construções residenciais, como prédios de apartamentos, não seriam permitidas no local. A entrada para atividades de lazer continuará gratuita, e o que será cobrado refere-se apenas ao consumo dentro das áreas exploradas.
O Piscinão, criado como medida de contenção de enchentes, continuará sob fiscalização da Codau, que mantém portaria, segurança e limpeza. Funel será responsável pela gestão esportiva e operação do local, enquanto outras secretarias municipais acompanham questões ambientais e estruturais. Belzinho garantiu que os recursos obtidos com a concessão serão aplicados prioritariamente em projetos de incentivo ao esporte e manutenção da Fundação.