SERÁ?

Uberabão já tem interessado na iniciativa privada; concessão pode sair do papel este ano

Joanna Prata
Publicado em 26/08/2025 às 08:00
Compartilhar
Empresas privadas já demonstraram interesse em transformar o Uberabão em arena multiuso, planejando um “corredor de eventos” que incluiria apresentações e competições em diferentes cidades da região (Foto/Reprodução)

Empresas privadas já demonstraram interesse em transformar o Uberabão em arena multiuso, planejando um “corredor de eventos” que incluiria apresentações e competições em diferentes cidades da região (Foto/Reprodução)

Gestada desde o fim de 2023, concessão do Estádio Municipal Engenheiro João Guido, o Uberabão, pode começar a sair do papel ainda este ano. A previsão é do presidente da Funel, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, o Belzinho, em entrevista à Rádio JM. Segundo ele, há interessado de Goiânia (GO) para assumir o estádio para uso comercial e esportivo. 

Enquanto a concessão à iniciativa privada não sai do papel, o Uberabão passou recentemente pela retirada das cadeiras para atender às exigências da nova Lei Geral do Esporte de 2023 e reduzir custos de adequações estruturais. O projeto de incêndio necessário para manter as cadeiras custaria cerca de R$ 800 mil, limitando o público a aproximadamente 9.200 pessoas. Agora, o estádio possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) válido até 2030, com adequações anuais de manutenção e segurança. 

O presidente da Funel ressaltou que o estádio pode receber eventos esportivos com segurança, mas para shows e apresentações culturais serão exigidas etapas adicionais de fiscalização e infraestrutura. Empresas privadas já demonstraram interesse em transformar o Uberabão em arena multiuso, planejando um “corredor de eventos” que incluiria apresentações e competições em diferentes cidades da região, aproveitando a estrutura do estádio para reduzir custos e aumentar o retorno financeiro. 
 
A possibilidade de terceirização do espaço foi anunciada inicialmente em novembro de 2023, pelo então presidente da Funel, Luiz Medina. À época, ele informou ao Jornal da Manhã que a ideia é transformar o Uberabão em um polo de entretenimento de alto impacto. Vale ressaltar, ainda, que desde 2022, a prefeita Elisa Araújo (PSD) vem apontado a falta de recursos como um entrave para a manutenção adequada do estádio e parques da cidade, defendendo a concessão como alternativa para promover melhorias não só a esse, como outros espaços públicos também.  
 
Belzinho destacou que a concessão ainda depende de estudos específicos e ajustes de segurança, mas pontuou que o projeto esportivo será a prioridade inicial. O objetivo é viabilizar investimentos privados sem comprometer o uso público do espaço, ampliando oportunidades para esporte e cultura em Uberaba, dentro de um modelo sustentável e seguro para a população.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por