De acordo com a Semed, um engenheiro esteve na escola esta manhã para elaborar o laudo técnico sobre a condição da área interditada (Foto/Reprodução)
Após interdição de algumas áreas da Escola Municipal Uberaba, na tarde de ontem (13), devido a problemas estruturais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Corpo de Bombeiros atualizaram as informações sobre a situação da unidade. Nesta sexta-feira (14), a Defesa Civil Municipal realizou uma visita técnica, cujo laudo preliminar indicou que não há prejuízo para a continuidade das aulas.
De acordo com a Semed, um engenheiro esteve na escola esta manhã para elaborar o laudo técnico sobre a condição da área interditada. O documento oficial, que deve ser liberado ainda hoje, irá detalhar as condições estruturais da edificação e, com isso, possibilitará o planejamento das próximas ações de manutenção. A Secretaria reforçou que “não houve prejuízo aos 100 alunos realocados, uma vez que as aulas seguem normalmente em outras salas, sem a necessidade de modificar as turmas ou a organização de professores”.
Em nota, o Corpo de Bombeiros explicou que o isolamento da área afetada, no pavilhão onde estão localizadas as salas de aula de número 05 a 08, foi realizado de maneira preventiva. Paralelamente, a Semed destacou que a medida de realocação dos alunos foi temporária para garantir a segurança de todos, e que o funcionamento da escola segue sem maiores impactos para a rotina escolar.
A unidade, que atende cerca de 1.390 estudantes, possui uma estrutura antiga e já passou por diversas reformas ao longo dos anos. No entanto, como o prédio foi construído na década de 40, há desafios recorrentes relacionados à manutenção da edificação. Por isso, a Secretaria afirmou que junto às ações de manutenção do prédio, está sendo organizada uma capacitação para a equipe administrativa da escola, com o objetivo de cumprir a meta de 20% de participação no curso de formação de brigadistas, conforme as diretrizes do Corpo de Bombeiros.