(Foto/Divulgação)
A Secretaria do Agronegócio (Sagri) iniciou, nesta semana, busca ativa pelos produtores de hortifrutigranjeiros no município e região. Além de oferta de benefícios, a ideia é que eles voltem a comercializar na Pedra Produtor, na Ceasa de Uberaba.
Segundo o chefe do Departamento de Abastecimento, Sandoval Pio, a meta é começar pelo cadastro de produtores disponível na Ceasa. “É claro que muita gente já não atua mais na horticultura, mudou de atividade ou até mesmo de Uberaba. Aqueles que encontrarmos, queremos saber o que produzem, onde comercializam a produção, a possibilidade de voltarem à Ceasa e assim por diante”, relatou.
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, mobilizou a pasta nessa busca ativa. Segundo ele, serão desencadeadas ações como ligação aos horticultores e, principalmente, visitas dos técnicos aos produtores. “Nosso objetivo é dar atenção e apoio ao pequeno produtor. Neste contato, vamos oferecer os serviços da Sagri”, reitera.
Na relação de serviços estão, por exemplo, preparo do solo, assistência técnica, por meio dos agrônomos da Sagri, até transporte das produções para a Ceasa, destacou Agnaldo. O secretário acrescenta que, associado a isso, o horticultor será convidado para que volte a comercializar na Pedra do Produtor, o que deve dar novo impulso àquele mercado.
Com o recadastramento, a Sagri espera ter em mãos um quadro atual e real dos produtores de hortifrutigranjeiros em Uberaba e região. O documento facilitará a adoção de políticas públicas com vistas a contemplar a categoria, planejar e executar ações que visem fortalecer o cinturão verde no município.