A situação do mercado de trabalho e a melhora do acesso a crédito impulsionaram a confiança dos pequenos negócios do Comércio em janeiro. Foi o que indicou a Sondagem dos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o levantamento, 28,4% dos empreendedores do setor consideram que o grau de exigência para acesso a crédito ficou mais fácil.
Em Uberaba, conforme levantamento do Mapa das Empresas, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mais de 50% das empresas ativas no município são formadas de pequenos negócios.
O resultado do levantamento, também realizado em Uberaba, é o melhor desde janeiro de 2023. O indicador acompanhou outro dado da pesquisa: a proporção das empresas do comércio que dizem que aumentarão seu pessoal nos próximos 3 meses. Este também foi o melhor dado em dois anos. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a alta na confiança dos pequenos negócios do Comércio é resultado da melhora no poder de compras das famílias e do aquecimento da oferta de empregos e renda no país.
A boa performance do índice de confiança dos pequenos negócios do Comércio em janeiro resultou da elevação no indicador da Situação Atual das Micro e Pequenas Empresas do Comércio (ISA-C-MPE), que avançou 2,5 pontos (para 93,1 pontos), maior nível desde fevereiro de 2023 (94 pts). O desempenho foi impulsionado pelo crescimento nos dois principais componentes: o que mede a situação atual dos negócios, que subiu 2,8 pontos, e o indicador que avalia o volume de demanda corrente, que registrou alta de 2,2 pontos (para 92,3 pontos).