Após denúncias de usuários sobre às estruturas e atendimentos da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), uma série de reformas e revitalizações foram feitas, afirmou o presidente da Fundação, Luiz Alberto Medina, ao Jornal da Manhã. Dentre as manutenções, foram adquiridos novos equipamentos para academia de musculação, pintura e reforma dos banheiros e instalações de novos aquecedores nas piscinas, dentre outras. A conclusão da reforma total está prevista para próxima semana.
De acordo com Medina, qualquer tipo de reforma depende de projetos, comissões de finanças e comitês de gestão para aprovar, contribuindo para os problemas e reclamações. "As piscinas públicas do UAI, Cemea Boa Vista, Feti (antigo Clube Sírio Libanês), Jockey e Pacaembu estão todas sem funcionar. Isso sobrecarrega consideravelmente a Funel, o que resulta em problemas de manutenção. Precisamos nos adaptar para conseguir atender a todos. É um prazer receber o público de todos esses lugares, mas isso impacta na manutenção. A casa de máquinas do parque aquático, por exemplo, recebeu instalação de novos aquecedores elétricos mais modernos e eficientes”, afirmou.
Alvos de reclamações referentes à limpeza e aquecimentos dos chuveiros, os banheiros da Arena Funel receberam a pintura interna e externa, revisão elétrica e hidráulica, com substituição de lâmpadas, vasos sanitários quebrados e instalação de tampas, além da revisão e instalação de chuveiros elétricos e portas em todos os reservados.
“A Funel está passando por reformas, e pedimos encarecidamente aos usuários que cuidem do espaço, pois isso é para o benefício deles mesmos. Eles não estão cuidando disso para os outros, mas sim para si próprios. Assim, pedimos encarecidamente uma atenção especial daqueles que frequentam espaços públicos para que nos ajudem a cuidar, pois a cada dano, enfrentamos grandes dificuldades para realizar os reparos necessários”, desabafa o presidente da autarquia.
O presidente da Funel também mencionou novos parceiros que estão auxiliando na manutenção. "Estabelecemos parcerias com uma agência imobiliária, a Copa Inter Atléticas (CIA) e algumas atléticas universitárias que também utilizam o espaço. É mais fácil receber recursos de origem privada do que lidar com o dinheiro público, que é mais complicado e demorado. Enfrentamos alguns obstáculos, mas acredito que agora a Funel está realmente transformada, e resolveremos a maioria dos problemas para que os usuários desfrutem de uma experiência prazerosa ao frequentar o espaço".
Medina destacou a contratação de novos professores, e lembrou que, nesta quarta-feira (24), nove profissionais foram convocados para recompor a equipe da Funel, e na semana passada 22 estagiários também foram chamados para auxiliar nas atividades. “Os professores contratados por meio de processo seletivo têm um contrato de duração de quatro anos. Após esse período, perdem o direito de continuar trabalhando, e nós perdemos bons profissionais que já estão habituados com a rotina. A reposição leva um pouco de tempo. Esses professores só podem ser contratados novamente após um intervalo de seis meses, o famoso 'interstício'. Para nós, isso é péssimo. Perdemos alguns professores importantes, mas com essas novas convocações, espero que a grande maioria possa assumir, embora leve um pouco de tempo. Por isso, pedimos sempre paciência", finaliza.