
A última roçada havia sido realizada em dezembro, também após reclamações (Foto/Divulgação)
Após reclamações de falta de manutenção, o Parque das Acácias (Piscinão) começou a receber equipes de limpeza nesta sexta-feira (20). Ouvinte da Rádio JM reclamou de dificuldades na visita ao local durante o período do Carnaval, sobretudo em decorrência do mato alto e falta de manutenção. Segundo ela, muitos usuários buscam o Piscinão para realização de atividades físicas, como caminhadas, e a pista destinada à prática estava invadida pela vegetação desenfreada. Questionada pela reportagem, a Codau informou que a limpeza completa ainda demanda um tempo prolongado, devido à extensão do parque municipal.
Ouvinte da Rádio JM esteve no Piscinão durante o período de Carnaval e, segundo ela, o mato chegou a ultrapassar dois metros de altura, provocando sensação de abandono e insegurança para quem utiliza o espaço de lazer. “Piscinão lotado, com certeza muitos turistas. Em total abandono, mato com quase dois metros de altura, muita sujeira pelo chão”, afirmou uma frequentadora, que ironizou a situação ao comentar que “as capivaras estavam fazendo a roçada”. O parque é conhecido pela presença dos animais e em algumas imagens compartilhadas com a reportagem é possível vê-los na vegetação.
Usuários do parque apontam que a falta de limpeza, além de dificultar o uso do espaço, pode favorecer o aparecimento de animais e insetos, principalmente no período chuvoso, quando o crescimento da vegetação é mais acelerado. A última roçada havia sido realizada em dezembro, também após reclamações.
De acordo com a Codau, os trabalhos nesta sexta-feira começaram com trator giro zero, equipamento que agiliza a roçada em áreas extensas. Na sequência, entram as roçadeiras costais para o acabamento manual. Por se tratar de um local amplo, a autarquia estima que o serviço completo leve cerca de dez dias.
A varrição e o recolhimento de lixo na parte interna do parque são de responsabilidade da Funel. A reportagem procurou a fundação para comentar a manutenção do espaço, mas não houve posicionamento até o fechamento desta matéria.