Depredação e vandalismo ainda são realidade no Parque das Acácias, o Piscinão. Seis meses após a situação ser denunciada ao Jornal da Manhã, as condições do local continuam as mesmas. Pichação, mau odor e lixo espalhado, além de depredações variadas são algumas das situações conferidas pela reportagem no local.
A reportagem do JM visitou o Piscinão novamente nesta segunda-feira (12), seis meses após a primeira denúncia. No local, frequentadores revelaram que o local está “desleixado”, precisando de limpeza generalizada, não só nos gramados como sobretudo nos banheiros, um dos locais mais vandalizados, com pichações pelas paredes e portas, além de depredações em louças e lixeiras.
Em janeiro, ao ser questionada pela reportagem, a Prefeitura de Uberaba afirmou que estava em andamento processo licitatório para contratação de empresa para manutenções pontuais e reformas necessárias. Além disso, à época, a administração municipal ainda ponderou que equipe da Funel, a mantenedora do espaço, executava “vistoria no Parque para verificação de demandas urgentes e posterior realização dos serviços”. Apesar da nota enviada ao JM, à época, nenhum reparo parece ter sido feito, uma vez que as pichações e o lixo permanecem.
Outra medida anunciada pela Prefeitura há seis meses era reforço no policiamento, inclusive com processo de contratação de segurança especializada. Além disso, a Guarda Municipal também teria presença mais ostensiva para coibir novas infrações no local.
A situação foi novamente relatada à Prefeitura Municipal de Uberaba pelo Jornal da Manhã. Segundo o Executivo, está em andamento processo para reforma do Parque das Acácias. A ação deve ser realizada em conjunto com a Secretaria de Planejamento (Seplan) e Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb).
"A equipe responsável pela ação já realizou visita técnica ao espaço esportivo. Neste momento, está em elaboração o projeto de reforma e, após, será feito o levantamento de custos da obra. Ressaltamos que a execução de serviços pontuais emergenciais está no cronograma do mês de junho da equipe de manutenção da Funel", afirma em nota.
Ainda de acordo com o governo municipal, a contratação de segurança privada para o espaço está em fase de licitação.