EMERGÊNCIA

Após ventos de 88 km/h e 67 ocorrências, Sesurb mantém plantão para quedas de árvores em Uberaba

Secretário adjunto orienta população a acionar os telefones 193, 199 e 0800 940 0101 em casos de emergência

Dandara Aveiro
Publicado em 30/12/2025 às 15:30Atualizado em 30/12/2025 às 16:49
Compartilhar

Com a previsão de novos temporais para os próximos dias, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) de Uberaba manterá esquema de atendimento durante a virada do ano, mesmo com equipes reduzidas por conta do recesso administrativo. O trabalho contará com apoio direto do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que atuarão como principais canais de acionamento em situações emergenciais. 

Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o secretário adjunto, Túlio Bento Vieira, explicou que, neste período, o atendimento ocorre de forma integrada. Segundo ele, em ocorrências provocadas pelas chuvas, como quedas de árvores, galhos ou situações de risco à segurança, a orientação é que a população acione prioritariamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou a Defesa Civil, pelo 199. A partir desses registros, as equipes da Sesurb são mobilizadas conforme a necessidade. 

Atualmente, duas equipes da secretaria atuam especificamente no recolhimento de árvores, além do trabalho constante realizado pelo Corpo de Bombeiros. Túlio ressaltou que o serviço de limpeza e retirada de galhos não será pontual e deve se estender ao longo de todo o mês de janeiro. “É um trabalho contínuo. Muitas vezes existe uma programação, mas uma nova chuva muda completamente as prioridades, porque surgem novas ocorrências que precisam ser atendidas com urgência”, explicou. 

Túlio também alertou que a previsão indica continuidade das chuvas nos próximos dias, inclusive na virada do ano. Segundo ele, janeiro tende a ser um mês intenso. “A chuva tão esperada está vindo, mas de forma mais severa. Isso traz transtornos, então é momento de agradecer pela chuva, mas também ter paciência. A secretaria está trabalhando para reorganizar a cidade”, afirmou. 

A preocupação se intensificou após a tempestade da última sexta-feira (26), quando ventos de até 88 km/h provocaram grandes danos em Uberaba. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 64 ocorrências, incluindo 106 quedas de árvores, além de danos a residências, veículos e risco de eletrocussão. Apesar dos estragos, não houve registro de vítimas. 

Sinalização ocorre de forma gradativa 

Nas redes sociais, moradores criticaram a falta de sinalização imediata em vias obstruídas por árvores. Túlio Bento explicou que, em eventos climáticos extremos e simultâneos, a sinalização ocorre de forma gradativa, com prioridade para os pontos de maior risco. Ele reforçou que, em horário administrativo, a prefeitura pode ser acionada pelo 0800 940 0101 e, fora desse período, pelo Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199). “A sinalização e a reparação são feitas de maneira gradativa, priorizando os pontos que oferecem maior risco”, pontuou. 

Como complemento às ações de resposta, a Defesa Civil de Uberaba segue em operação desde o início de dezembro, e reforça a importância da prevenção. O órgão emite alertas diários sobre riscos meteorológicos e orienta a população a se cadastrar no sistema de SMS, enviando o CEP da residência para o número 40199. Os avisos são preventivos e ajudam a reduzir riscos durante o período chuvoso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por