COMO FOI 2025?

Retrospectiva 2025: os fatos que marcaram Uberaba no JM Online

De voos cancelados a concursos públicos, passando por casos policiais e temas sociais, confira as matérias mais lidas, as editorias de maior destaque e as tendências que mobilizaram os leitores ao longo do ano

Dandara Aveiro
Publicado em 30/12/2025 às 15:53
Compartilhar

O fim de ano é momento de relembrar fatos que marcaram Uberaba, causaram debate ou despertaram curiosidade nos nossos leitores. E em 2025, o Jornal da Manhã reforçou sua posição como referência de informação na cidade e região, mostrando não apenas números, mas também o compromisso com conteúdo de qualidade e o forte engajamento dos leitores em notícias de serviço, segurança, política, economia e impacto social. 

Pensando nisso, o Grupo JM preparou a retrospectiva de 2025 com as matérias mais lidas, editorias com maior audiência, temas mais engajantes e principais acontecimentos do noticiário local. 

Confira o TOP 5 das editorias de maior destaque: 

A editoria Polícia liderou o ranking de acessos em 2025, somando 681.543 visualizações e mais de 81 mil usuários ativos, o que reforça o interesse contínuo do leitor por ocorrências, investigações e casos de grande repercussão. Na sequência aparecem as colunas, com 295.549 visualizações, evidenciando o peso da opinião, da análise crítica e dos bastidores da política e da vida pública. Logo depois vem Cidade, com 247.510 visualizações, impulsionada por matérias de serviço e temas que impactam diretamente o dia a dia da população. As editorias Política e Geral completam o ranking, mostrando um público diversificado, interessado tanto nos rumos administrativos quanto em assuntos nacionais e curiosidades. 

TOP 10 matérias mais lidas: 

Matéria da editoria Geral, publicada em agosto, somou 25.890 visualizações. O texto explicou o fenômeno da aceleração da rotação da Terra e seu impacto no comprimento do dia, despertando interesse científico e público. 

Alteração na coleta de lixo movimentou Uberaba. Com mais de 27 mil visualizações, a matéria, publicada em setembro, se transformou em consulta obrigatória para o uberabense se habituar ao novo calendário da coleta de resíduos da cidade.  

Um dos casos que mais chocou Uberaba aconteceu em maio, mobilizando uma legião de uberabenses em torno do assassinato de uma estudante em sala de aula. O caso ganhou enorme proporção, sobretudo no que tange à necessidade de mudanças na legislação brasileira, ainda em análise no Congresso Nacional.  

Flagra que ganhou repercussão após publicação no JM. Em pleno fim de semana, servidor foi visto levando a esposa para fazer compras, o que resultou em processo administrativo disciplinar.  

Sendo o bolso o “órgão mais sensível do corpo humano”, a data de pagamento de salários é expectativa de todo trabalhador. Em março, impactado pelo carnaval, o 5º dia útil mudou, afetando também os benefícios.  

Interessante destacar que, embora a editoria de Polícia seja a mais lida, a matéria policial mais acessada foi a última do TOP 5. Publicada em março por Carlos Paiva, com 40.613 visualizações a reportagem destacou o gesto de honestidade de um servidor da Codau que encontrou uma carteira e a devolveu à Guarda Municipal. 

Concursos públicos sempre atraem olhares e mexem com o imaginário humano. Grande exemplo foi o do INSS, publicado em maio, com diversas vagas em todo o país, inclusive em Uberaba.  

Apesar de ter sido publicada recentemente, em dezembro, a matéria da editoria Geral conquistou o TOP 3 com 59.028 visualizações, garantindo a medalha de bronze. A reportagem informou sobre a licitação de uma ponte de 1,28 km entre Cássia e Delfinópolis, destacando benefícios para turismo, mobilidade e economia local. 

Matéria publicada em abril, na editoria Cidade, ficou com a medalha de prata, com 84.235 visualizações. O texto abordou a seleção de voluntários para o Programa Brasil Alfabetizado, ressaltando a importância social da iniciativa e detalhando requisitos e etapas do processo. 

A cruzada por voos é uma bandeira antiga defendida pelo Grupo JM de Comunicação. Após publicar em primeira mão a debandada da Gol este ano, o JM volta a dar uma notícia amarga para o viajante uberabense com a suspensão da rota para Campinas pela Azul.  

Força das colunas: opinião e bastidores em alta 

Na editoria Colunas, a disputa pela preferência do leitor foi acirrada ao longo do ano. Falando Sério, assinada por Wellington Cardoso, e Alternativa, de Lídia Prata, praticamente empataram em número de acessos, seguidas pela Sentinela, de Carlos Paiva.  

  • Falando Sério – 98.498 visualizações
  • Alternativa – 97.467 visualizações
  • Sentinela – 28.006 visualizações

Dentre as colunas mais acessadas do ano, os textos mais acessados pelo público refletem casos que marcaram Uberaba. Veja: 

Publicada em abril – 32.300 visualizações 

Publicada em fevereiro – 16.223 visualizações 

Publicada em fevereiro – 24.510 visualizações 

Cabe ressaltar que, apesar de não estar no TOP 3 como as mais acessadas, a Conexão Urbana, assinada por François Ramos, teve a matéria mais lida do ano entre todas as colunas do JM Online. Uniões conjugais com crianças perpetuam ciclo de vulnerabilidade social, publicado em novembro, alcançou 37.384 visualizações, mostrando forte interesse por temas sociais e de reflexão. 

Tendência de fim de ano: procura e oferta em alta 

Por fim, os dados também mostram que os classificados de dezembro registraram 43.389 visualizações, o maior volume do segmento no ano. O comportamento aponta uma tendência de que os leitores buscaram, no último mês do ano, novas oportunidades de emprego, além de venda e aluguel de bens, indicando planejamento financeiro e profissional para o início de 2026.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por