Nesta quarta-feira (20), às 19h, na Catedral Metropolitana, o arcebispo dom Roque Oppermann preside Missa da Unidade, tradicionalmente chamada de celebração da Bênção dos Santos Óleos. Como o próprio nome sugere (unidade), a celebração reúne em torno do seu pastor toda a igreja arquidiocesana de Uberaba. Assim, além de dom Roque - arcebispo metropolitano -, participam da cerimônia os arcebispos eméritos dom Benedito, dom Celso e dom Alberto e cerca de 80 padres, entre diocesanos e de congregações religiosas, diáconos permanentes e seminaristas.
Esta unidade é confirmada também entre os leigos da diocese. É que, na celebração, cada uma das 56 paróquias das 20 cidades ligadas à Arquidiocese de Uberaba estará representada por um casal de leigos ou membros da coordenação de pastoral.
O principal momento da celebração, ressalta dom Roque Oppermann, é a bênção dos óleos do Batismo e Enfermos e a consagração do óleo da Crisma. “Este último é feito conjuntamente pelo presidente da missa e o clero, ato que também demonstra a unidade da Igreja”, observa o arcebispo.
Ainda na oportunidade, os padres irão renovar os seus compromissos sacerdotais. Compromissos estes de vida de oração, celibato e obediência ao bispo. Para padre Rogério Aguiar, pároco de São José – Gameleira -, o momento é extremamente importante, pois revigora a vida sacerdotal, no seguimento a Jesus Cristo. Padre Sebastião Ribeiro, de São Benedito, acentua que a celebração é essencial também para demonstrar a comunhão do presbitério com Cristo, representado pela pessoa do arcebispo.
Após a comunhão, os representantes das paróquias serão convidados até o altar para receber estojo com os óleos do Batismo, Enfermos e Crisma, utilizados no decorrer do ano para ministrar tais sacramentos.
Encerrando a celebração, em comemoração aos 50 anos de sacerdócio de dom Roque Oppermann em 29 de junho, serão lançados projeto de Ação Vocacional e Mostra Fotográfica referente à caminhada do arcebispo.