GRAVE

Área queimada em Uberaba dobrou de agosto até a última semana

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 22/09/2024 às 14:37Atualizado em 22/09/2024 às 14:57
Compartilhar

A área queimada em Uberaba este ano ainda não tem um número exato levantado pela Secretaria de Agronegócio. Por outro lado, o secretário Agnaldo Silva afirmou que a pasta estima que a área consumida por incêndios já dobrou de agosto até o final da última semana. 

“Hoje, não temos um número exato de quantos hectares foram destruídos no município de Uberaba. Fazemos estimativas, mas não são dados concretos, e fica muito difícil apresentar um número preciso. No entanto, entendemos que a área afetada se estendeu muito além do esperado, ou até dobrou, desde o mês de agosto. Isso é o que temos percebido em áreas visitadas”, revela.

Agnaldo destacou que o cenário é desafiador para os produtores, que, de modo geral, foram forçados a buscar alternativas mais caras para manter a produção ou criação. “Há muitos prejuízos para a pecuária leiteira e de corte. Esses criadores precisam do volumoso (pastagem) e, sem isso, têm que comprar mais ração, o que encarece. No setor sucroalcooleiro, se a cana foi queimada antes da colheita, o prejuízo é menor; mas se foi queimada após a colheita, o prejuízo é maior, pois isso prejudica a brotação da cana-de-açúcar e pode causar danos até para o ano que vem”, posiciona.

Somente no estado de São Paulo, a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) estima que as queimadas causaram prejuízos da ordem de R$ 800 milhões. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por