O terreno será estacionamento e para tal os atuais proprietários arrancaram todas as árvores que existiam no local (Foto/Leitor)
Um mês após a denúncia, foram suprimidas as árvores restantes no espaço que ocupava o estacionamento ao lado do antigo Hospital São José. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o local voltará a ser utilizado como estacionamento pela empresa proprietária.
A situação foi alvo de denúncia ao Jornal da Manhã no mês de março, quando uma moradora do entorno reclamou sobre a retirada de quatro árvores, que sofreram supressão severa, restando apenas duas. “Enormes, as árvores que ficavam lá dentro, onde era o estacionamento. São árvores muito antigas, a estrutura é imensa, redonda”, afirmava o relato da denunciante.
À época, a reportagem acionou a Prefeitura de Uberaba e foi informada que a ação foi realizada de forma irregular e os responsáveis deveriam ser punidos. A Secretaria do Meio Ambiente informou ainda ao Jornal da Manhã, no mês de março, que uma equipe iria verificar in loco a situação e apurar as responsabilidades pelo dano ambiental.
No entanto, no último fim de semana, a reportagem constatou que ocorreu a retirada das árvores restantes. Segundo a nota mais recente da pasta, enviada na segunda-feira (22), o proprietário do imóvel solicitou, via processo administrativo, a supressão das árvores para utilizar o espaço como estacionamento.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, as árvores remanescentes estavam com estado fitossanitário comprometido. “Quanto às que foram suprimidas sem autorização, ele foi notificado, tem prazo para recorrer e propor ação reparatória, bem como compensação”.
As punições para cortes irregulares estão previstas no Código Municipal de Meio Ambiente. As multas registradas variam de 1 a 10 Unidades Fiscais do Município (UFM). Em 2024, o valor da UFM passou a ser de R$379,87. Portanto, a multa pode chegar a R$3.798,7.