As chuvas e ventos registrados pela Defesa Civil na madrugada de segunda-feira (27) não ocasionaram incidentes graves, mas foi o suficiente para resultar em um saldo de sete árvores derrubadas em Uberaba.
Locais como a praça Pôr-do-Sol, avenida Nenê Sabino e bairros Cássio Resende e Frei Eugênio foram afetados. No Recreio dos Bandeirantes, na rua Francisco Correia Costa Junior, altura do número 725, o tronco de um flamboyant precisou do trabalho do Corpo de Bombeiros para ser removido.
Com a força da água e o impacto dos ventos, o Departamento de Limpeza e Conservação Urbana da Prefeitura precisou acionar as quatro equipes para o trabalho. Segundo o diretor Malcebídeo Antônio do Carmo, os serviços são possíveis em ação conjunta com a comunidade. Mas o Departamento enfrenta dificuldades: “Nem todo mundo que observa o incidente se preocupa em ligar para relatar o que aconteceu”.
A limpeza dos pontos afetados e a recuperação de danos só podem ser feitas após o contato com as equipes, realizado através do telefone 3318-0800.
Quanto aos questionamentos sobre as condições das árvores que já estariam com idade avançada, Malcebídeo explicou que são analisadas e passam por um processo de manutenção. De acordo com ele, o departamento não consegue prever a queda, mas tenta controlar a condição das espécies no município. “É muito difícil ter certeza de que uma árvore cairá, mas na iminência de queda já eliminamos o problema”, finalizou.