Somente no período do Natal, foram atendidos quase mil casos nas upas em Uberaba (Foto/Divulgação)
Atendimentos de casos graves nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Uberaba tende a aumentar durante os períodos de férias. No entanto, os números contrastam com os casos gerais atendidos nas unidades, que registram queda no mesmo período. O comportamento do público que utiliza as UPAs foi detalhado por Frederico Ramos, gestor da Sociedade Educacional Uberabense, responsável pelas UPAs em Uberaba, em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM 95.5 FM.
Leia também: UPAs registram quase mil atendimentos no Natal
O gestor destacou que, geralmente, entre os feriados de Natal e Ano Novo, há uma leve redução no volume de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento. Apesar dessa diminuição, a maior parte dos atendimentos realizados nesse período está relacionada a casos mais graves, como acidentes. Frederico Ramos ressaltou que há, inclusive, um aumento nos casos de traumas, não apenas entre adultos, mas também entre crianças.
“O pessoal acaba descuidando um pouco mais. Nas férias, todo mundo relaxa um pouco, e isso acaba trazendo esse pequeno aumento nos atendimentos de casos graves”, explicou o gestor.
Logo após a virada do ano, por volta do dia 2 de janeiro, observa-se um aumento expressivo nos atendimentos. Segundo Ramos, isso ocorre porque muitas pessoas estão retornando de viagens, períodos em ranchos ou ainda lidando com as consequências das festividades, como o excesso de ingestão de alimentos e bebidas alcoólicas. Além disso, há aqueles que procuram as unidades de atendimento em busca de atestados médicos para estender um pouco mais o período de festas.