O Sistema Faemg Senar está com 450 vagas abertas para assistência gratuita a produtores rurais do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba neste ano, em grupos que serão iniciados em 12 municípios: Uberaba, Uberlândia, Campina Verde, Ibiá, Itapagipe, Monte Alegre de Minas, Limeira do Oeste, Gurinhatã, Carneirinho, Indianópolis, Campos Altos e Pratinha. Os novos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) serão formados em cinco cadeias produtivas: bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, apicultura e cafeicultura. Os interessados devem procurar o sindicato do seu município.
O Programa ATeG é gratuito e trabalha a assistência técnica e práticas de gestão e sustentabilidade com pequenos e médios produtores rurais. As propriedades participantes recebem visitas mensais do técnico de campo, no período de dois anos, nas diversas cadeias produtivas, com exceção da cafeicultura, que tem assistência por quatro anos.
“Essas vagas serão abertas ao longo de 2025 e os produtores que tiverem interesse em participar já devem procurar o sindicato. Dentro do ATeG eles conseguem aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção por meio das orientações do técnico de campo. Tudo isso proporciona um incremento do negócio rural e mais qualidade de vida para o produtor e sua família”, afirmou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.
As cadeias produtivas que serão atendidas em Uberaba são bovinocultura de leite e bovinocultura de corte.