MUITA GENTE!

Ao menos 74 famílias estão entre as vítimas do golpe da Móveis Basílio

Publicado em 21/02/2025 às 18:13
Compartilhar

Pelo menos 74 famílias foram impactadas pela suposta fraude cometida pela Móveis Basílio. O delegado-chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Felipe Colombari, revelou ao JM News 1, da Rádio JM, que o balanço parcial indicava 24 boletins de ocorrência registrados não só em Uberaba, como também em cidades da região. Além disso, cerca de 50 trabalhadores também foram atingidas pelo fechamento abrupto das lojas. Contudo, o número de vítimas tende a aumentar.

“A gente tá tendo problema de cunho trabalhista, onde 50 famílias, aproximadamente, estão no prejuízo; tem o problema das vítimas que compraram os móveis; tem os que compraram com garantia e receberam, mas vão ficar sem garantia dos móveis. Tem instituições financeiras e várias pessoas que levantaram valores particulares para emprestar para o suspeito. E ainda tem um problema grande social na cidade, porque a marca do que fizeram pode gerar um problema futuro para outras empresas da cidade. Agora quando o cliente for adquirir uma mercadoria, vai sempre ficar no receio e buscar em outras cidades”, ressalta Colombari.

O delegado incentiva as pessoas vítimas dos empresários compareçam à Delegacia de Polícia Civil, uma vez que o crime de estelionato é condicionado à representação. Dessa forma, para que haja possível ressarcimento, é necessário demonstrar o prejuízo sofrido. Até o momento, estima-se que o rombo seja de R$ 20 milhões.

“É isso que vai garantir que a gente apure o crime na sua totalidade, na quantidade certa de vítimas, e que haja identificação desse pessoal no procedimento criminal para ter o patrimônio reparado", aponta o delegado.

De acordo com Colombari, a empresa operava um esquema que envolvia estelionato, sonegação fiscal, crime contra as relações de consumo e lavagem de dinheiro. Além dos mandados de busca e apreensão de documentos e demais artigos, como HDs, foram expedidos pela Justiça de Uberaba também mandados de prisão contra o casal dono das empresas, que é considerado foragido. Segundo apuração inicial da PC, eles devem estar escondidos no Brasil e não em outro país, como muitos cogitaram. 

De acordo com o delegado, há bens e patrimônios no nome dos suspeitos que podem ser alienados para reparação das vítimas. No entanto, a questão da ordem de pagamento será decidida na Justiça. “Existe muito patrimônio ainda no nome dos suspeitos que é passível de alienação e reparação às vítimas. Como será feito isso e quem tem preferência é questão judicial e até de cunho civil, mas é importante que eles tenham o mandado de prisão cumprido para que a gente inicie as tratativas”, afirmou.

OPERAÇÃO ABIETARII

Na manhã de quinta-feira (19), agentes da Polícia Civil realizaram diligências em diversos endereços ligados à investigação de suposta fraude cometida pela Móveis Basílio. A Operação ABIETARII visava cumprir mandados e busca e apreensão expedidos pela Justiça em Uberaba, no combate a infrações penais de estelionato e atos de lavagem de dinheiro. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um na residência dos investigados e dois nas empresas. Além disso, a Justiça determinou o sequestro e indisponibilidade de bens particulares e empresariais dos investigados na quantia de até R$ 20 milhões. 

De acordo com informações repassadas ao Jornal da Manhã, as investigações iniciaram quando várias vítimas do crime de estelionato praticado por uma empresa de móveis planejados na cidade de Uberaba, celebrava contratos de prestação de serviço, recebia o pagamento pelos móveis a serem confeccionados, no entanto, não cumpria o acordo celebrado e não entregava os móveis às vítimas.

Foram apreendidos documentos que devem auxiliar as investigações. Além dos mandados de busca e apreensão, também foram expedidos dois mandados de prisão preventiva em desfavor dos investigados, que estão foragidos. Foi determinada também a retenção de passaportes dos investigados, com a inclusão dos CPFs no sistema de difusão vermelha junto à Interpol.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por