A busca está acentuada para produtos específicos para crianças e bebês
As drogarias de Uberaba têm registrado um aumento moderado na venda de repelentes, reflexo do crescente do número de casos de dengue em todo o estado. No entanto, esta maior procura está direcionada principalmente aos produtos para crianças e bebês.
Os diagnósticos de dengue em Minas Gerais aumentaram muito nas últimas semanas, a ponto de o estado decretar, no último dia 27, situação de emergência. Com isso, muitas pessoas têm buscado formas de se proteger do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, zica e chikungunya. E uma dessas formas de proteção é com o uso de repelentes.
De forma geral, nas drogarias de Uberaba, o aumento da venda de repelentes está moderado. Não sendo observado aumento acentuado para outras faixas etárias. A farmacêutica Amanda Silva explica que, na drogaria onde trabalha, “as pessoas, quando compram o produto para si, não costumam escolher muito, mas os mais procurados, de forma específica são os repelentes que protegem crianças e bebês”.
Os estoques da maioria das farmácias se mantêm estáveis, mesmo com o aumento das vendas. Em algumas, houve a diminuição do produto em estoque e até a ausência de alguns tipos e marcas, mas ainda assim, o produto pode ser facilmente encontrado.
Indicações
Para se proteger do mosquito Aedes aegypti, os repelentes indicados são aqueles à base de icaridina. Crianças, bebês e mulheres grávidas devem optar pelos produtos próprios para suas condições. O tempo de duração e reaplicação varia de acordo com cada produto, sendo necessário seguir as indicações constadas no rótulo.