Com queda significativa na vazão do rio Uberaba nesta semana, a companhia ligou ontem o primeiro de cinco conjuntos da transposição do rio Claro
Transposição teve início em 2 de setembro no ano passado (Foto/Divulgação)
O clima seco não tem ajudado em nada a vazão do Rio Uberaba, que diminuiu drasticamente entre quinta-feira (4) e essa sexta-feira (5). Segundo a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas), na manhã de ontem, a oferta de água era de 1.300 litros por segundo, uma redução de 84,43% em relação à média de março, mês em que foi registrado o volume mais alto.
Ao Jornal da Manhã, o presidente da autarquia, Rui Ramos, afirmou que foi necessário o acionamento da primeira bomba de transposição do rio Claro. A segunda bomba também deve ficar pronta para uso, caso seja necessário. “Estamos montando para começar com as duas [bombas] elétricas, deixando as outras três a diesel prontas também. A princípio, achávamos que precisaríamos ligar daqui a uns 10, 15 dias, mas hoje recebi uma mensagem informando que a vazão do rio Uberaba caiu drasticamente”, explica.
Ramos ainda afirma que há preocupação devido à falta de chuva e ao uso inconsciente da água para irrigação na região. “Estamos observando que, às vezes, a vazão cai bastante, mas no dia seguinte se recupera. Imaginamos que isso ocorre porque há muita irrigação ao longo do rio Uberaba e dos afluentes. Às vezes, o pessoal desliga alguma irrigação por alguns dias e a vazão aumenta, mesmo sem estar chovendo”, explica.
Vazão do Rio Uberaba na minha desta sexta-feira (Foto/Divulgação)
De acordo com Rui, a vazão do rio Claro está boa e cada conjunto consegue bombear, em média, 150 litros de água por segundo. Esta é a primeira vez em 2024 que a Companhia utiliza o sistema, que auxilia na vazão do rio Uberaba durante o período de estiagem no município, complementando o abastecimento da cidade.
O sistema de transposição conta com cinco conjuntos de motobombas, sendo dois acionados por energia elétrica e três movidos a diesel. Os equipamentos elétricos começaram a ser montados no dia 18 de junho. No ano passado, a transposição foi acionada em 12 de setembro.