Segundo balanço da ABCZ, 321 mil pessoas passaram pelo Parque Fernando Costa, os 38 leilões e sete shoppings oficiais, com 538 visitantes estrangeiros (Foto/Divulgação)
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou os números oficiais da maior feira de pecuária zebuína do mundo. Passaram pelo Parque Fernando Costa 321 mil pessoas. Os 38 leilões e sete shoppings oficiais resultaram em R$184.284.334,60, um crescimento de 30,06% nos negócios, com R$42 milhões a mais no faturamento, se comparado a 2023.
De acordo com os números divulgados pela ABCZ, foram 1.491 animais comercializados em leilões e 2.191 animais julgados. Do total de 3.682 animais, 2.754 estiveram nos pavilhões do Parque.
O Departamento Internacional da ABCZ recebeu 538 visitantes estrangeiros de 34 países diferentes. No Zebu Connect Day, dia de campo que abriu a programação oficial do 2º Comcebu (Congresso Mundial dos Criadores de Zebu), foram 16 comitivas de países diferentes recepcionadas da Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior.
O Departamento Comercial contabilizou 143 expositores. 8.805 pessoas assinaram o livro no Museu do Zebu, que recebeu crianças, estudantes e idosos em seus programas “Zebu na Escola”, “Zebu na Universidade” e “Meu Amigo Animal”.
Para o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, a 89ª ExpoZebu ficou marcada pela qualidade técnica e a representatividade política. “Logo na abertura oficial, recebemos grandes lideranças, incluindo o ministro (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) Carlos Fávaro, os governadores Romeu Zema (Minas) e Ronaldo Caiado (Goiás), a senadora Tereza Cristina (PP), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP); o presidente da FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio), Pedro Lupion; deputados federais e estaduais, a prefeita de Uberaba (Elisa Araújo) e nossos vereadores, todos endossando nosso discurso de valorização do produtor rural, do agro e da produção de alimentos”, destaca.
A entidade informou que já trabalha para a realização de outros eventos do cronograma, como a 17ª ExpoGenética, em agosto; a 2ª ExpoLeite, no segundo semestre, e a 90ª ExpoZebu, no ano que vem.
“Para nós, o trabalho e o planejamento vêm com bastante antecedência, para que os resultados sejam positivos e o público possa vivenciar experiências únicas no Parque Fernando Costa”, finalizou Gabriel.