TEMPORAL

Balanço: Veja a destruição que a tempestade desta sexta causou em Uberaba

Apesar do índice pluviométrico baixo, de 17 milímetros, a tempestade causou grandes estragos em virtude dos ventos, mas não se registrou vítimas

Juliana Corrêa
Publicado em 27/12/2025 às 12:11
Compartilhar

Árvores foram arrancadas inteiras devido aos ventos fortes (Foto/Márcio Gennari)

Estrutura do Terminal Oeste do transporte coletivo urbano desabou sobre ônibus estacionado, mas não houve comprometimento do funcionamento do local (Foto/Márcio Gennari)

Imóveis chegaram a ser danificados pela queda de árvores (Foto/Márcio Gennari)

A chuva que caiu sobre Uberaba na noite de sexta-feira (26) trouxe inúmeros danos a estruturas no município. As fortes rajadas de vento derrubaram árvores, provocaram queda de energia e danificaram imóveis.

De acordo com a professora e climatologista Alcione Wagner, o volume de chuvas – de 17 milímetros – não foi tão intenso. Já os ventos fortes, em algumas partes da cidade, chegaram entre 75 e 88 quilômetros por hora, o principal causador dos danos. Ela explica que, no verão, este tipo de temporal é relativamente comum, devido ao calor e à umidade na atmosfera, podendo ocorrer novamente na cidade e também em outros municípios do Triângulo Mineiro.

O Corpo de Bombeiros registrou diversas ocorrências devido à tempestade de sexta, sendo cinco de quedas de árvores ou galhos sobre residências, das quais quatro tiveram a necessidade de coordenação com a Cemig; uma árvore caída sobre veículo; cinco ocorrências de árvores em risco iminente de queda; 42 árvores caídas no total; e duas ocorrências referentes a perigo de eletrocussão.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, apesar do número elevado de incidentes, não houve registro de pessoas feridas. Alguns dos bairros atendidos foram Parque das Gameleiras, Distrito Industrial 1, Pacaembu 2, Vila Raquel, Jardim Grande Horizonte, Universitário, Mercês e Santa Marta.

Além destas ocorrências, os fortes ventos provocaram abaulamento na cobertura do Terminal Oeste do BRT. A Prefeitura de Uberaba confirmou a ocorrência, em nota, e informou que a Defesa Civil interditou parcialmente a área como medida preventiva, sem prejuízo ao atendimento dos usuários. Na manhã desse sábado (27), foram feitas avaliações técnicas da estrutura. Através de vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver que a estrutura do terminal ficou sustentada por um ônibus que estava estacionado no local. Algumas linhas do transporte coletivo e Uberaba poderão ter o horário alterado.

A falta de energia elétrica também foi um transtorno decorrente da chuva para muitos moradores. A queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica provocou a interrupção do fornecimento de energia em diversos pontos, informou a Cemig. A companhia disse, em nota, que imediatamente após a interrupção as equipes da concessionária atuaram na eliminação de riscos para a população e restabelecimento da energia aos clientes. A previsão de restabelecimento de todos os clientes afetados ainda estava prevista para ocorrer ao longo desse sábado (27).

A Cemig ressaltou ainda, que as primeiras ações realizadas visaram a segurança da população, com o atendimento à eliminação de cabos partidos. Mesmo assim, a população deve evitar se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, também não permitir que outras pessoas se aproximem. Além disso, não é recomendável a retirada de galhos caídos, pois eles podem ocultar cabos energizados. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, a recomendação é telefonar imediatamente para o “Fale com a Cemig”, no telefone 116, que funciona 24 horas.

A limpeza da cidade está sendo efetuada por uma equipe de 80 profissionais da Codau neste sábado, tendo prioridade vias de grande fluxo de veículos que foram bastante afetadas pelas chuvas, como avenidas Santa Beatriz, Leopoldino de Oliveira, Santos Dumont, Alexandre Barbosa, Pedro Salomão, que tem grande fluxo de veículos, além do entorno do estádio Uberabão, segundo informou a Companhia em nota.

A expectativa é que a limpeza de toda a cidade seja concluída ainda neste sábado. Para auxiliar as equipes de limpeza e varrição, estão circulando na cidade três caminhões caçamba, com dois ajudantes em cada, além de um caminhão compactador para o recolhimento de sacos de lixo, com mais dois coletores atuando nesta limpeza. Outros três veículos auxiliam no apoio logístico das equipes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por