PREJUÍZO

Moradores enfrentam lama e alagamentos devido à obra no aeroporto de Uberaba

Problema se agrava a cada chuva, dificulta acesso às residências e gera prejuízos; Aena atribui situação ao excesso de chuvas e informa ações corretivas

Dandara Aveiro
Publicado em 26/12/2025 às 10:57
Compartilhar

Moradores dos bairros Pontal e Umuarama, em Uberaba, convivem com lama, alagamentos e acúmulo excessivo de barro nas vias públicas após obras de ampliação do Aeroporto Mário de Almeida Franco. Segundo relatos, o problema se intensifica a cada chuva, dificulta o acesso às residências, causa prejuízos materiais e até levou à autuação da empresa responsável pela intervenção. A concessionária Aena Brasil informou que a lama extravasou do canteiro de obras após chuvas intensas e que medidas emergenciais já estão sendo adotadas. 

O Jornal da Manhã recebeu reclamações de moradores das ruas Yolanda Derenusson Silveira, Sábia, Curiós e imediações da avenida Santana Borges, que relatam uma situação recorrente de transtornos provocados pelo barro acumulado nas vias. Conforme os denunciantes, o problema teve início após o avanço de obras na região, atribuídas à reforma do aeroporto. 

Uma das moradoras relatou que a lama tem invadido casas e garagens, exigindo limpeza diária e gerando gastos extras com água, além de prejuízos materiais. “Tentamos limpar a rua na porta de casa, chove e o barro volta. Estamos gastando muita água, lavo minha garagem todos os dias. Acabei de pintar minha casa para receber parentes nas festas de fim de ano e vou ter que pintar tudo de novo”, desabafou. 

Outra denunciante classificou a situação como crítica e afirma que, em dias de chuva, o acesso às residências chega a ser inviabilizado. “A rua fica completamente tomada pela lama. A enxurrada desce com a chuva e não conseguimos chegar nas nossas casas, nem de carro, nem de moto”, afirmou. Segundo ela, moradores tentaram retirar o barro manualmente, com enxadas, mas o problema retorna a cada novo episódio de chuva. 

Em contato com o JM, o Departamento de Posturas informou que esteve no local para vistoria, com adoção das providências administrativas cabíveis, incluindo a autuação da empresa responsável pela obra. Diante disso, a reportagem também entrou em contato com a Aena Brasil, concessionária responsável pelo Aeroporto de Uberaba e pelas obras em andamento.  

Em nota, a empresa confirmou que fortes chuvas registradas nas últimas semanas encharcaram o canteiro de obras, provocando o extravasamento de lama por meio do muro do sítio aeroportuário, atingindo ruas no entorno. Nesse contexto, a construtora responsável enviou caminhão-pipa, caminhão basculante e retroescavadeira para a limpeza da via, com trabalhos iniciados logo após as chuvas e realizados de forma contínua. A concessionária também informou que foram construídas bacias de contenção dentro do sítio aeroportuário para reduzir impactos futuros, além do reforço do muro, com vedação de fissuras que permitiam o escoamento da água e da lama. Ainda segundo a Aena Brasil, as providências serão informadas à Prefeitura de Uberaba dentro do prazo legal, por meio de relatório técnico, em resposta à notificação encaminhada pelo órgão. 

“A Aena salienta que as obras do aeroporto são fundamentais para elevar os padrões de segurança operacional, garantir mais conforto aos passageiros e impulsionar o crescimento da aviação em Uberaba, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. A empresa esclarece ainda que possui uma Ouvidoria, que pode ser acionada pela população por meio do endereço: https://www.aenabrasil.com.br/pt/corporativo/Ouvidoria.html, finaliza comunicado oficial. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por