Segundo o Sindicato dos Bancários, está é a quarta agência do banco na cidade que encerra as atividades em dois anos (Foto/Reprodução)
Sindicato dos Bancários de Uberaba realizou manifestação em frente à agência Itaú, localizada na avenida Leopoldino de Oliveira. Conforme a entidade, a direção do banco confirmou o fechamento da unidade bancária no município.
Segundo o Sindicato dos Bancários, esta é a quarta agência do banco na cidade que encerra as atividades em dois anos. A diretoria do sindicato promoveu o protesto, denunciando que o banco não tem compromisso social com a população de Uberaba.
“Para o sindicato, este fechamento é uma agressão aos seus trabalhadores e ataque aos quase 80 mil clientes do banco em Uberaba. O resultado já está aí: aumento das filas e aglomerações, sobrecarga de trabalho dos bancários e precarização do atendimento dos clientes em Uberaba”, avalia o presidente do Sindicato, Diego Bunazar.
O dirigente sindical ressalta que o banco é que atende o grande número de servidores do Estado de Minas Gerais e que a situação tende a piorar com a precarização do atendimento. O movimento sindical tem verificado também no banco um desrespeito à jornada de trabalho e a criação de ambiente de insegurança entre os trabalhadores e o estabelecimento de metas cada vez mais abusivas para seus funcionários.
Informações do Portal Metrópoles aponta que, no ano passado, o Itaú fechou 212 agências físicas, terminando 2024 com 2.272 postos de atendimento. Por outro lado, o número de funcionários aumentou para 96,2 mil, impulsionado por contratações para o setor de tecnologia.