Fórum reunirá autoridades, profissionais da área e representantes da sociedade civil para debater estratégias de enfrentamento do uso de substâncias psicoativas (Foto/Reprodução)
Fórum Municipal de Políticas Antidrogas terá como objetivo tornar mais eficiente as políticas de combate às drogas no município de Uberaba. Foi o que assegurou o presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Valdete Marques, durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM.
O 1º Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas, será promovido pelo Comad, no próximo dia 10, no auditório Turmalina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), das 7h30 às 17h, com o tema “A rede que temos é a rede que queremos?”.
Conforme o presidente do Comad, o evento reunirá autoridades, profissionais da área e representantes da sociedade civil para debater estratégias de enfrentamento do uso de substâncias psicoativas. A programação incluirá palestras, painéis temáticos e oficinas.
“Queremos promover um debate qualificado sobre prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários de substâncias psicoativas. Será um espaço para troca de experiências e construção coletiva de políticas públicas”, destacou o presidente do Conselho, Valdete Marques.
Durante o evento, serão abordados temas como a estrutura da rede de atendimento, o impacto da dependência química na sociedade e no sistema Judiciário, estratégias para prevenção e reinserção social do usuário e ações para implementar a captação de recursos pelo Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas.
“A política antidrogas deveria ter três momentos: prevenção, recuperação e reinserção. Hoje, no Brasil, a política antidrogas tem uma legislação robusta, um arcabouço jurídico, de normas que funcionam. Em Uberaba, temos a política de recuperação funcionando bem, mas no que ainda estamos pecando: na prevenção e reinserção”, ressaltou Valdete.
Para o presidente do Comad, as políticas de prevenção existem, mas estão dissociadas. “Se me perguntarem se a Saúde, Educação e Assistência Social têm projeto de prevenção, eu digo que têm. Mas cada um deles funciona de forma isolada. Então, o fórum vem provocar essa discussão. Inclusive o nosso tema é: ‘A rede que temos é a rede que queremos?’. Nós queremos trazer isso ao debate”, frisou.
Para o presidente do Comad, é importante a participação da sociedade nessa discussão. “Temos que trazer tudo isso que está separado para um mesmo espaço”, disse Valdete.