O Banco de Leite Humano de Uberaba está com os estoques abaixo do ideal e necessita de novas doações para garantir a alimentação de bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais. O alerta foi feito pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que reforça o chamado à população para colaborar com o serviço.
As doações são fundamentais para atender recém-nascidos hospitalizados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). O leite humano é considerado essencial para a recuperação de bebês prematuros e de baixo peso, por conter anticorpos, fatores imunológicos e nutrientes que reduzem o risco de infecções e complicações graves.
De acordo com a psicóloga do Banco de Leite Humano do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), Marília Cecílio Resende, o impacto da doação vai além da nutrição. “Doar leite materno é doar vida. Para muitos bebês internados em UTIs neonatais, esse leite não é apenas alimento, é tratamento, é proteção e chance de sobreviver”, afirma.
Em 2025, o Banco de Leite Humano de Uberaba chegou a atender até 30 bebês por mês. No período, foram pasteurizados 545,33 litros de leite humano, distribuídos com segurança aos recém-nascidos. Cada doação contribuiu para a redução de infecções, diminuição do tempo de internação hospitalar, prevenção de doenças graves, como a enterocolite necrosante, e para um desenvolvimento mais saudável dos bebês atendidos.
Marília destaca que muitas mulheres podem ajudar sem prejuízo à própria amamentação. “Quando uma mulher doa leite, ela se torna parte da história de muitas vidas. Se você produz mais leite do que seu bebê precisa, o seu excesso pode ser a esperança de outro”, reforça.
O processo de doação é simples e seguro. Todo o leite coletado passa por rigorosa análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser destinado aos bebês. Para facilitar a participação, o Banco de Leite conta com uma equipe móvel que realiza a coleta semanal diretamente na casa das doadoras.
Podem se cadastrar mulheres que estejam em aleitamento materno exclusivo ou que tenham produção excedente de leite. O Banco de Leite Humano funciona no Caism, na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 1.160, no Parque do Mirante, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp (34) 3332-0559.
“Doar leite materno é um gesto simples, rápido e que pode salvar vidas”, conclui a psicóloga.