MERCADO PERSA?

Vendedores ambulantes dentro de ônibus irritam passageiros em Uberaba

Passageira relata dificuldade de circulação e risco em horários de pico; apesar do inconveniente aos passageiros, Departamento de Posturas afirma não atuar de forma permanente em terminais e coletivos

Débora Meira
Publicado em 10/02/2026 às 15:33Atualizado em 10/02/2026 às 18:24
Compartilhar
Conforme a denunciante, a situação compromete a segurança e a mobilidade dentro dos veículos (Foto/Reprodução)

Conforme a denunciante, a situação compromete a segurança e a mobilidade dentro dos veículos (Foto/Reprodução)

A presença de vendedores ambulantes nos ônibus do Vetor BRT de Uberaba tem gerado reclamações de passageiros, especialmente nos horários de pico. Uma ouvinte da Rádio JM afirma que as vendas no interior dos coletivos dificultam a circulação e agravam a superlotação. Em resposta ao Jornal da Manhã, a Prefeitura informa que a fiscalização do Departamento de Posturas não atua de forma permanente no terminal nem no interior dos ônibus ou dos tubos, e que a intervenção depende de acionamento. Já a Transube pontua que, uma vez identificados, os casos são repassados à Prefeitura para providências cabíveis.

Conforme a denunciante, a situação compromete a segurança e a mobilidade dentro dos veículos. “Além de cheio, os vendedores estão vendendo de tudo no coletivo. Está um perigo. A maioria das pessoas está indo trabalhar ou voltando para casa”, afirma. Ela relata que a prática ocorre com frequência justamente nos momentos de maior fluxo. 

A ouvinte também descreve um episódio envolvendo um vendedor de frutas, que teria impedido a passagem dos passageiros. “Um vendedor de morangos fechou a entrada do ônibus com várias caixas e ninguém conseguia descer. É cansativo”, desabafa. 

Ao JM, a Transube esclarece que o único caso a que tomou conhecimento é de um vendedor de morangos. "O único caso que a Transube teve conhecimento, foi um vendedor de morangos, que foi orientado que não pode comercializar nenhum produto dentro dos ônibus. Nestes casos, orientamos os envolvidos, caso não parem de comercializar,  informamos a Superintendência de Transporte da Prefeitura para que sejam tomadas as medidas necessárias", explica André Campos.

Questionada, a Prefeitura informa que, para haver intervenção, é necessário que o fiscal do transporte ou a própria população acione a equipe de Posturas. “A partir do acionamento, seja por parte do município ou dos responsáveis pelo transporte coletivo, a fiscalização é encaminhada ao local para coibir a prática de comércio ambulante irregular”, afirma em nota. 

Ainda segundo a Prefeitura, havendo comunicação da irregularidade, a equipe responsável adota as providências cabíveis, dentro das possibilidades operacionais do setor. 

A Transube informou estar ciente do caso do vendedor de morangos. Segundo a empresa, ele foi orientado de que não pode comercializar produtos dentro dos ônibus. “Nestes casos, orientamos os envolvidos; caso não parem de comercializar, informamos a Superintendência de Transporte da Prefeitura para que sejam tomadas as medidas necessárias”, diz a nota.

As denúncias podem ser feitas pelos telefones (34) 3331-2312 e (34) 3331-2313 (WhatsApp do Departamento de Posturas), além do teleatendimento do programa Cidade Ativa, no 0800 940 0101. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por