O Banco de Leite Humano (BLH) de Uberaba está com os estoques em baixa e necessita de doadoras de leite materno. Atualmente, a unidade conta com 35 doadoras regulares, número insuficiente para atender à demanda das UTIs Neonatais do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU).
Para facilitar a participação, o Banco de Leite disponibiliza uma equipe móvel que vai até a residência da doadora buscar o leite coletado semanalmente.
A responsável técnica pelo BLH, Jaciara Aparecida de Jesus Silva, reforçou a importância da doação. “O leite humano é essencial para a recuperação de bebês prematuros internados em UTI. Nessa época do ano, com o frio e as férias escolares, o número de doações costuma cair, e muitos recém-nascidos dependem dessa gota de vida para sobreviver e se desenvolver de forma saudável”, explicou.
Todo o leite doado passa por análise, pasteurização e rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído aos bebês que necessitam.
O Banco de Leite Humano funciona no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160 – Parque do Mirante. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 17h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3332-0559.