Uberaba se prepara para dar um importante passo na valorização da educação infantil com o início do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - PRO-LEEI 2025. O programa, uma política pública do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como foco a formação continuada de educadores para ampliar as práticas pedagógicas voltadas ao letramento e ao desenvolvimento das linguagens de crianças da pré-escola, respeitando as especificidades de cada faixa etária.
A iniciativa busca garantir a alfabetização como um direito fundamental das crianças brasileiras, utilizando como base a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil, que serve como material didático para a formação. As atividades propostas estimulam experiências significativas com a linguagem escrita desde os primeiros anos escolares, a fim de promover o desenvolvimento integral dos alunos. Mais de 300 professores do Maternal III e da Pré-escola da rede municipal de Uberaba já estão inscritos para participar da formação, que terá início em agosto com um seminário de abertura.
“A educação na primeira infância é uma bandeira fundamental da nossa Educação. Investir nos primeiros anos escolares é garantir que nossas crianças tenham mais oportunidades e possam desenvolver todo o seu potencial. Uberaba tem orgulho de ser referência nesse compromisso com a infância e com a formação de professores dedicados e capacitados”, destacou a secretária de Educação, Juliana Petek.
O desempenho de Uberaba em 2024 foi reconhecido nacionalmente, e o município foi escolhido, juntamente com outros dois da região Sudeste, para uma capacitação mais aprofundada do LEEI. Essa formação especial será oferecida a 30 professores previamente selecionados que participaram do projeto no ano anterior, sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O PRO-LEEI integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reforça princípios como a colaboração entre os entes federativos, a valorização das especificidades da educação infantil, a integração entre as etapas da educação básica e a promoção da equidade educacional. "A expectativa é de que essas ações conjuntas fortaleçam a alfabetização e o desenvolvimento das crianças, consolidando Uberaba como referência em políticas públicas voltadas para a primeira infância", finalizou Juliana Petek.