Moradores do bairro Jardim Espírito Santo reclamam de bar aberto clandestinamente na garagem do vizinho. Segundo a denunciante, que preferiu não se identificar, com medo de represálias, o estabelecimento não tem qualquer tipo de estrutura e é frequentado por menores de idade. Por causa do som alto durante as madrugadas, ela já procurou a Patrulha do Silêncio e a Polícia Militar para reclamar do barulho, mas não adiantou.
Estabelecimentos clandestinos são aqueles que não têm o alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura. O diretor do Departamento de Posturas, Renato Formiga, diz que não tinha conhecimento do caso, mas insiste que situações assim devem ser comunicadas ao setor. “No caso do barulho, tem que ligar para a Patrulha do Silêncio, no 153. O Juizado de Menores tem que ser avisado sobre os adolescentes no bar pelo número 3332-2274. E sobre a regularização, o Departamento de Posturas é quem vai exigir satisfações”, explicou.
Renato orientou que, em casos de clandestinidade, o departamento fiscaliza o lugar, faz a vistoria e notifica o proprietário para providenciar o alvará. A multa é de R$ 1.650. Quando acontece a reincidência, o valor pode aumentar e o estabelecimento fica interditado. O telefone do Departamento de Posturas é 3331-2312.