Novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (24) revelou dados alarmantes sobre a situação da dengue em Uberaba. Segundo o relatório, o número de casos suspeitos da doença alcançou 745, representando um aumento significativo de 126,5% em relação ao período anterior. Já os casos confirmados totalizam 21, com um crescimento de 61,5%.
Apesar do aumento expressivo, até o momento não foram registrados óbitos relacionados à dengue em 2025, o que é um alento em meio à preocupação gerada pelos novos números. A SMS alerta, contudo, para a importância de medidas preventivas por parte da população.
O crescimento dos casos acende um sinal de alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com chuvas intensas e calor no início do ano, Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) apontou aumento na proliferação do mosquito em Uberaba.
Desde o dia 7 de janeiro, a caminhonete de UBV (Ultra Baixo Volume), popularmente conhecida como fumacê, começou a percorrer os bairros com maior infestação do mosquito. A ação, de responsabilidade do Estado, tem como objetivo intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.