99% dos casos atendidos são provocados por pessoas, seja por limpeza de terrenos, práticas culturais ou ações criminosas (Foto/Reprodução)
O Corpo de Bombeiros de Uberaba reforça que a grande maioria dos incêndios em vegetação tem origem provocada pela ação humana. Segundo o Tenente BM Queiroz, em entrevista à Rádio JM, 99% dos casos atendidos são provocados por pessoas, seja por limpeza de terrenos, práticas culturais ou ações criminosas.
“Geralmente, as margens de rodovias são os locais mais comuns, porque são de fácil acesso para quem coloca fogo. De forma natural, seria impossível, já que vulcões não ocorrem aqui e raios são mais raros em épocas de seca”, explicou o oficial.
O tenente detalhou ainda que, embora muitas pessoas acreditem que uma bituca de cigarro ou um vidro possam causar incêndios, a probabilidade isolada é baixa. “A vegetação precisa estar extremamente seca e outros fatores contribuem; mas mesmo assim, qualquer descuido pode se transformar em um grande foco”, alertou. Segundo ele, incêndios podem ocorrer também a partir de veículos, maquinários em canaviais ou fogueiras, mas o denominador comum é sempre a ação humana, consciente ou não.
Já locais de armazenamento de materiais inflamáveis, como depósitos de recicláveis, a atenção deve ser redobrada, segundo o oficial. Recentemente, um galpão de recicláveis no bairro Lourdes mobilizou cinco viaturas e dez militares, além de dois caminhões-pipa da Prefeitura de Uberaba, para conter as chamas. Foram utilizados cerca de 17 mil litros de água e Líquido Gerador de Espuma (LGE) para apagar o fogo, que durou aproximadamente três horas e assustou moradores da região.
O Tenente Queiroz reforça que, além do combate ao fogo, o Corpo de Bombeiros realiza ações de orientação e fiscalização preventiva, especialmente em áreas de risco, e alerta a população sobre a responsabilidade de manter terrenos limpos e seguros. Em caso de emergência ou denúncia, os contatos disponíveis são: 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).