ROTA DE EMERGÊNCIA

Bombeiros realizam simulação de emergência na UPA do Mirante

Publicado em 17/07/2024 às 19:21
Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (17), foi realizado um simulado de evacuação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Mirante. A ação foi promovida pelas forças de Segurança e Saúde, sob coordenação do Corpo de Bombeiros, com a participação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Além disso, o exercício também contou com o auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM). 

O treinamento é intitulado Operação Rota de Emergência e ocorre em todo o Estado, com vistas a avaliar medidas preventivas dentro do chamado "Plano de Intervenção de Incêndio". O 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (8º BBM) faz anualmente esse exercício de preparação dos profissionais de diversas unidades e, a cada ano, escolhe uma instituição. A ação é importante no chamado gerenciamento de riscos e de crises, tornando as equipes mais preparadas para a pronta resposta.

 As equipes das viaturas disponibilizadas para o simulado não estavam de plantão, desta forma, as ocorrências do município foram atendidas normalmente, sem nenhum impacto devido ao exercício.   

Com um grande contingente de profissionais, o simulado englobou cinco unidades de atendimento do Corpo de Bombeiros e duas do Samu. Durante o exercício, foi simulada a retirada de mais de 70 pessoas retratando vítimas com ferimentos leves, que correram e tiveram quedas, fraturas e queimaduras, e que inalaram fumaça, inclusive em estado grave.

A operação foi encabeçada pelo capitão dos Bombeiros, Marcelo Bosco. O Samu foi coordenado pelos responsáveis técnicos, o médico Luís Fernando e a enfermeira Ana Karolina Oliveira. Já a UPA do Mirante foi representada pela coordenadora médica, Brunella Chinem Rosa. 

Ana Karolina explicou que, em relação ao Samu, foram empenhadas uma Unidade de Suporte Básico e outra de Suporte Avançado, para a simulação. Essas duas equipes chegaram no local e começaram o Protocolo Start, voltado para o atendimento a múltiplas vítimas.

“Após o controle do incêndio, equipes do Samu adentraram a área da UPA onde estavam as vítimas e, com o apoio dos militares, conseguiram retirá-las. Foi montada uma área de concentração onde simulamos a triagem dos pacientes, que foram avaliados, estabilizadas e deslocadas nas ambulâncias para as unidades hospitalares conforme a gravidade”, explicou Ana Karolina. 

Segundo a coordenadora da UPA do Mirante, os pacientes, acompanhantes e profissionais da Saúde participaram da simulação por meio de adesão voluntária. Os atendimentos da UPA seguiram em paralelo ao exercício. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por