Prefeitura prevê intervenção paliativa em até 15 dias; Codau informa que roçada deve chegar ao bairro após concluir cronograma em regiões próximas
As chuvas das últimas semanas agravaram buracos em ruas de Uberaba e aumentaram as reclamações de moradores sobre risco de acidentes e dificuldade de circulação. No bairro Morumbi, ouvinte da Rádio JM denunciou a situação da Rua Orlando Rodrigues da Silva, onde o asfalto danificado e as crateras têm dificultado a passagem de veículos e pedestres. Procuradas pelo Jornal da Manhã, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que a via precisa de recuperação mais profunda e avalia um reparo paliativo, enquanto a Codau afirmou que a região está no cronograma de roçada.
Segundo o morador, os buracos acumulam água durante a chuva, o que aumenta o risco de acidentes. “É uma situação perigosa, a rua cheia de buracos”, relata.
Em nota, a Sesurb explicou que a Rua Orlando Rodrigues da Silva demanda um serviço mais aprofundado, já que os danos no asfalto estariam relacionados à necessidade de tratamento da base da via.
A secretaria afirmou ainda que esse tipo de intervenção depende de condições climáticas adequadas e, por isso, é recomendado que seja realizado em período de estiagem. Conforme a pasta, executar o serviço durante as chuvas pode agravar o problema e comprometer a durabilidade da obra.
Diante disso, a Prefeitura informou que avalia a realização de uma intervenção paliativa para minimizar os transtornos no trânsito e reduzir os riscos a motoristas e pedestres. A previsão é de que, nos próximos 15 dias, equipes técnicas estejam no local para iniciar o atendimento.
Além dos buracos, moradores também reclamaram do mato alto, que, segundo relatos, tem dificultado a passagem de pedestres. Procurada, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas informou que uma equipe de roçada atua atualmente no bairro Beija Flor II e, com o avanço dos serviços, deve atender outras regiões, como Jardim Espanha, Pacaembu e Morumbi.
De acordo com a autarquia, seguindo o cronograma já estabelecido, a limpeza deve chegar à Rua Orlando Rodrigues da Silva nos próximos dias.