
Grupo de produtores rurais e técnicos de Uberaba conheceram plantios e processos de colheita de cacau nas cidades de Janaúba e Jaíba, no norte de Minas (Foto/Ricardo Guimarães)
Produtores rurais de Uberaba participaram de visitas técnicas ao norte de Minas para conhecerem as inovações e avanços do plantio de cacau em fazendas de fruticultura. A região vem contabilizando crescimento no cultivo do cacau em áreas não tradicionais, com plantios em consórcio com outras frutas, como a banana. O objetivo das visitas foi realizar uma troca de experiências para que os produtores do Triângulo Mineiro passem a planejar investimentos no segmento. O grupo de 26 produtores e profissionais do agronegócio visitou fazendas nos municípios de Janaúba e Jaíba, na última semana, na excursão técnica organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Sistema Faemg Senar, Emater, Epamig e Sebrae.
“Essa é a terceira visita técnica que a gente faz para conhecer detalhes sobre a cultura do cacau. É importante trazer os produtores para poder conversar sobre as experiências que cada um tem tido, para poder fazer com que a gente erre menos nas nossas incursões”, explicou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Vinícius Rodrigues.
O grupo de produtores visitou três grandes propriedades de fruticultura que implantaram o cacau nos últimos anos e seguem com experimentos para otimizar processos produtivos e garantir maior presença no mercado internacional. Orientações sobre plantio; podas e manejo; adubação do solo; controle de pragas e a estrutura de operacionalização foram os principais pontos demonstrados aos visitantes.
O produtor Juliano Severino foi um dos visitantes que acompanharam os trabalhos da comitiva. Com experiência em hortaliças e algumas frutas, em menor escala produtiva, ele planeja iniciar o plantio de cacau em Uberaba e acredita que ver de perto projetos que estão dando certo é animador. “Foi importante conhecer um pouco dessas propriedades de cacau do Norte. A gente ouve falar, de longe, e na nossa região não tem nada de plantação. A gente leva uma bagagem rica, já dá uma luz bem interessante, porque visitamos plantações com três anos”, pontuou o produtor.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Uberaba, Ricardo Tuller, espera que o ciclo de visitas no Norte contribua para o avanço dos projetos no Triângulo Mineiro. “É importante, antes de iniciar a implantação na região de Uberaba, que ainda não tem a cultura do cacau instalada, conhecer outros centros produtivos para ver o que está dando certo e o que não deu tão certo. Assim, estaremos um passo à frente para evitar possíveis erros”, destacou.
A visita técnica dá continuidade ao trabalho para potencializar a cultura do cacau na região do Triângulo Mineiro, como nova alternativa de renda aos produtores rurais. O plantio do fruto foi tema do 1º Seminário do Cacau de Uberaba, que reuniu mais de 200 produtores rurais e profissionais no mês de setembro.