
A última remessa foi realizada na sexta-feira (12), quando foram retirados 2.780 quilos (Foto/Divulgação)
A Central de Logística Reversa da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) recolheu 14.250 quilos de resíduos neste ano. O recolhimento e descarte ambientalmente correto dos produtos armazenados é de responsabilidade da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (Abree).
A última remessa foi realizada na sexta-feira (12), quando foram retirados 2.780 quilos. Entre os itens descartados estão monitores de LED/LCD e de tubo, teclados, CPUs, televisores, impressoras, ventiladores, telefones, modens, notebooks, entre outros.
A Central de Logística Reversa é um projeto do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, por meio da Codau. A unidade de Uberaba foi a primeira no interior de Minas Gerais a ser inaugurada, juntamente com a Abree, em 2022. Desde a inauguração, já foram recolhidas 50 toneladas de resíduos.
O espaço funciona no Centro de Tecnologia e Educação Ambiental (Ceta), instalado no Parque das Barrigudas, e recebe produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de uso doméstico descartados por pessoas físicas. O funcionamento para a entrega dos materiais é de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Além do Parque das Barrigudas, a Central de Logística Reversa conta com outros nove pontos de coleta na cidade: ACIU, Centro Administrativo (PMU), Centro Educacional da UFTM, sede administrativa da Codau, CRAS Dr. Décio Moreira, CRAS Ione Aparecida da Silva, CRAS Luci Caixeta da Silva, IFTM Parque Tecnológico e Procon.