A primeira parada educativa, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, sensibilizou os motoristas para o uso do cinto de segurança. Aqueles que passaram pela parte da manhã, no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, da MG-427, foram abordados por cadeirantes.
De acordo com Hélio Reis dos Santos, chefe da seção de Educação e Estatísticas no Trânsito, da Secretaria Municipal de Transito, o uso de exemplos sensibiliza e conscientiza a população. “Viemos ao encontro da população, justamente onde há um acúmulo de pessoas. Ao usar exemplos reais, conseguimos conscientizar os motoristas”, explica.
Poliana Souza, paratleta da Associação de Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), conta que a campanha fortalece o uso do cinto de segurança para os motoristas e passageiros e também conscientiza o uso da cadeirinha para as crianças. “Quando eu tinha quatro anos, sofri um acidente de trânsito e hoje estou paraplégica. Participo desta campanha não só para ajudar a conscientizar as pessoas, mas também para ajudar a salvar vidas”, afirma.
Além da participação dos bombeiros, equipe do Samu e do Tiro-de-Guerra, a primeira parada contou com representantes do Serviço Nacional de Transporte. Tatiana Martins Borges, coordenadora de promoção social do Sest-Senat, afirma que o uso do cinto de segurança já se tornou um hábito entre os caminhoneiros. “A maioria sempre usa o cinto, porém é sempre necessário reforçar a importância do uso”, ressalta.
A segunda parada educativa acontece hoje na avenida Leopoldino de Oliveira com Guilherme Ferreira, às 17h30. A terceira ocorre na quarta-feira (22), na BR-050, no posto PRF. E na quinta-feira (23), a Parada Educativa Universitária está marcada para às 16h30, na avenida Nenê Sabino, próximo à Uniube. Já a quinta encerra a semana na avenida Santa Beatriz com rua Ituiutaba, em frente do Shopping, às 17h.