Motoristas ainda estão em dúvida quanto ao uso correto da cadeirinha. Segundo um levantamento feito em Uberaba pelo Departamento de Educação no Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, parte da população usa o item de segurança de maneira incorreta, apenas para não ser multada.
A fiscalização da Polícia Militar já acontece de forma punitiva, quanto ao uso da cadeirinha como item de segurança no transporte de crianças em veículos automotores. Segundo o Sargento Luiz Fernando Alves, vários condutores já foram autuados. “Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas, principalmente quanto à questão de cinto de duas ou três pontas. É importante que o condutor esteja dentro da determinação, pois a lei já está em vigor”, ressalta.
Helio Reis é coordenador do departamento de Educação do Trânsito da Prefeitura de Uberaba. Durante as Blitz Educativas em outubro e novembro já foram abordadas mais de seis mil pessoas e de acordo com o levantamento, as mulheres são as mais cuidadosas. “É mais comum uma mulher com o cinto da maneira correta e a criança na cadeirinha adequada. Mas o mais importante é a população ter consciência que é segurança em primeiro lugar”, completa Helio
A falta da cadeirinha no transporte de crianças é considerada uma infração gravíssima, com multa e retenção do veículo até que o problema seja solucionado.