BEM-ESTAR ANIMAL

Cadela que vivia na Prefeitura é levada a abrigo após casos de mau comportamento

Publicado em 07/08/2023 às 10:43Atualizado em 07/08/2023 às 11:52
Compartilhar
Cadela Hiena, que morava na Prefeitura de Uberaba, está no Abrigo dos Anjos (Foto/Reprodução/Redes Sociais)

Cadela Hiena, que morava na Prefeitura de Uberaba, está no Abrigo dos Anjos (Foto/Reprodução/Redes Sociais)

Na semana passada, a reportagem do Jornal da Manhã recebeu inúmeros relatos de cidadãos preocupados com a condição da cadela comunitária "Hiena", que morava no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba há cerca de quatro anos, mas foi destinada a um abrigo da cidade. De acordo com o governo municipal, a decisão foi tomada após o registro de mau comportamento e gerou comoção nas redes sociais.

A situação de Hiena veio à tona após a comunidade se mobilizar contra a retirada da cadela do Centro Administrativo. O animal, que já estaria adaptado ao ambiente, seria sensível a essa mudança, o que gerou preocupação. 

A vereadora Denise Max levou às redes sociais o episódio da cadela. Ela alegou, em vídeo, que conhecia a condição de mau comportamento de Hiena e havia solicitado há meses, com a própria prefeita Elisa Araújo, um adestramento dentro da Prefeitura, para não prejudicar o bem-estar da cachorra. A parlamentar afirma que recebeu a confirmação da chefe do Executivo sobre a permanência de Hiena nas dependências municipais, o que não foi feito.

A providência tomada foi levar a cachorra ao Abrigo dos Anjos, após ser descartada a ideia de construção de um canil dentro das dependências da Prefeitura, o que era uma sugestão da prefeita. Ela será adestrada no Abrigo e pode ser reintegrada ao ambiente em que vivia, caso não haja interessados em adotá-la.

"A Prefeitura de Uberaba informa que depois de várias ocorrências de investidas da cadela Hiena no âmbito do Centro Administrativo e imediações, as secretarias de Administração e Meio Ambiente, juntamente com a Superintendência de Bem-Estar Animal, entregaram a cadela aos cuidados temporários da vereadora Alessandra Piagem. Antes de concordar com a mudança da Hiena, a prefeita Elisa Araújo sugeriu a construção de um canil no Centro Administrativo. Contudo, as condições adversas de manter preso um animal que está acostumado a viver livremente, contribuíram para a mudança de planos. Presa em canil, a cadela poderia ficar ainda mais brava. A vereadora Alessandra Piagem concordou em receber a cadela, abrigando-a em sua própria casa. Lá ela será adestrada e, após, poderá ser reintegrada ao ambiente em que vivia, caso não haja interessados em adotá-la. O Centro Administrativo é um local de grande fluxo de pessoas e as investidas da Hiena comprometiam a segurança daqueles que ali transitam. A responsabilidade de garantir a integridade física dos cidadãos é obrigação do Poder Público, assim como garantir o bem estar animal", respondeu a PMU, na íntegra.

Também pelas redes sociais, a vereadora Alessandra Piagem afirmou que Hiena "segue plena, comendo, bebendo, dormindo no sofá, sem preocupações".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por