
A paralisação compromete temporariamente o sistema de captação de água e pode impactar o abastecimento do município (Foto/Reprodução)
Depois de 27 dias sem ter a necessidade de adotar medida emergencial, a Codau comunica que todos os reservatório serão fechados emergencialmente a partir das 14h desta quarta (31) até às 2h de quinta (1ª), seguindo as diretrizes do Plano de Contingenciamento. Neste horário os reservatórios deverão atingir nível inferior a 20%, índice que determina a suspensão do abastecimento para toda cidade por 12 horas.
As bombas da estação de captação do rio Uberaba estão desligadas na manhã desta quarta-feira (31) em razão de uma queda de energia elétrica registrada no local por volta das 11h. A paralisação compromete temporariamente o sistema de captação de água e pode impactar o abastecimento do município.
De acordo com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), uma equipe técnica foi imediatamente deslocada até a estação para adotar as medidas necessárias. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também foi acionada e informada sobre a urgência na retomada do fornecimento de energia elétrica, já que a interrupção das bombas prejudica diretamente o abastecimento de água da cidade.
A Codau informou ainda que a situação, somada ao alto consumo registrado neste período, pode levar ao fechamento emergencial dos reservatórios ainda nesta quarta-feira (31). A manobra poderá ser realizada a qualquer momento ao longo do dia.
Diante desse cenário, a companhia orienta a população a redobrar as medidas de economia de água, utilizando-a apenas para atividades essenciais e evitando qualquer tipo de desperdício. A Codau reforça que está empenhando todos os esforços para normalizar a situação o mais rapidamente possível, mas ressalta que, até o momento, não há previsão para o restabelecimento da energia elétrica nem para a retomada do funcionamento das bombas.